> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE NOVEMBRO

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

09 DE NOVEMBRO

09 de Novembro - Dia do Meniquim

Os manequins que desfilam em passarelas são chamados de modelos. Eles são contratados para exibir criações de estilistas e devem sincronizar os movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal.

O manequim é o profissional de moda que posa para fotógrafos e artistas plásticos, imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte ou em locações internas e externas.

Além disso, o manequim pode apresentar produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos). Para chamar atenção, o manequim deve possuir habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida ou que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto ou à imagem criada.

Estamos nos tempos das chamadas “super modelos”. Depois dos badalados concursos de Miss e da explosão que foi a modelo Kate Moss, é comum vermos meninas sonhando em ser modelo. Isso gerou duas grandes polêmicas tempos atrás: a primeira se refere aos estudos. Muitas meninas começavam as carreiras muito novas e deixavam de estudar.

A outra polêmica está relacionada à ditadura da magreza. O sonho de ser modelo impele, no mundo todo, meninas ainda muito novas a fazerem dietas absurdas. Com isso, doenças como anorexia e bulimia viraram epidemia entre garotas de até mesmo 11 ou 12 anos de idade. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/09/manequim-modelo-book-cache-casting.html


9 de Novembro – Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo – International Day Against Fascism and Antisemitism

Comemora-se dia 9 de novembro, o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo, dia comemorativo instituído pelo Parlamento Europeu, no âmbito da luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia. A data foi escolhida porque em 9 de novembro de 1938 sinagogas foram incendiadas, lojas de judeus, assaltadas e saqueadas em toda a Alemanha (este episódio ficou conhecido como a Noite dos Cristais.)

Neste dia foram enviados para o campo de concentração de Dachau (uma antiga fábrica de armamento próximo de Munique) cerca de 10.000 judeus. Oficialmente, este dia é tido como o começo do holocausto, mas a perseguição a opositores do regime nazi já existia antes disso.
After the Nazis came to power in Germany in 1933, Jews were subjected to increasingly discriminatory treatment accompanied by organised violence. On November 9th 1938, the Nazis started a pogrom against the Jews. Synagogues were set on fire.
Jewish shops had their windows smashed across the country, which gave rise to the name “Kristallnacht”, which freely translated means the Night of Broken Glass. Many Jews were physically attacked too. The “Kristallnacht” pogrom is usually seen as the symbolic beginning of the Holocaust.
On 9 November each year the UNITED network organises a European-wide campaign to commemorate the past and to protest against contemporary forms of fascism and antisemitism. Fonte: Celebremos a Paz / Rumo a Bombordo / United Intercultural Action

9 de Novembro – Queda do Muro de Berlim – World Freedom Day

O Muro de Berlim foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.

Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim começou a ser derrubado no dia 9 de Novembro de 1989, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. Por estes motivos, o então presidente americano George Bush declarou o dia 9 de novembro como o “World Freedom Day”. Esta comemoração começou no ano de 2001.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
World Freedom Day is a United States federal observance declared by then-President George W. Bush to commemorate the fall of the Berlin Wall and the end of communist rule in Central and Eastern Europe. It started in 2001 and is celebrated on 9 November.
Fonte: Wikipédia / World Freedom Day

9 de Novembro – Dia Nacional do Hoteleiro

9 de novembro é a data de constituição da ABIH Nacional, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em 1936.

Esta homenagem não é apenas para o proprietário de hotel, mas a todos aqueles que indistintamente atuam neste segmento, acolhendo o visitante e fazendo com que sua viagem seja inesquecível também pela sua estadia. A hospitalidade, o conforto, o bom atendimento, entre tantos outros itens, fazem com que o turista retorne em outra oportunidade.
Trabalhando pelo melhor, a hotelaria é o elo entre o lazer e os negócios que o visitante realiza em um destino, além de gerar empregos e desenvolvimento às regiões onde está estabelecido. Assim, esta data tem um significado todo especial para todos os meios de hospedagem no país. Fonte: Displaycard

9 de Novembro – Dia Mundial do Inventor – World Inventor’s Day

A data é uma homenagem ao nascimento de Hedy Lamarr, inventora e uma das mais marcantes atrizes de Hollywood, nas décadas de 30 e 40.

Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, nasceu em Viena, em 9 de novembro de 1913. Uma das mais belas atrizes da história do Cinema, na Europa ficou famosa ao aparecer nua num filme de 1933. Em Hollywood, seu papel mais famoso foi o de Dalila, no filme Sansão e Dalila. Foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, “a mais bela”, seu primeiro desenho animado de longa metragem (1937).
Durante a II Guerra Mundial, curiosamente ela inventou um sistema de comunicação para as Forças Armadas Americanas que serviu de base para o que hoje é a telefonia celular. Só se conseguiu construir um sistema desse tipo e que funcionasse a partir de 1958. Lamarr registrou a patente, fato que só foi divulgado para o público em 1981, devido as implicações militares. Casou-se seis vezes e teve três filhos.
World Inventor’s Day is celebrated on November 9, the birthday of the Austrian-born inventor and Hollywood actress Hedy Lamarr whose main invention was the frequency-hopped spread spectrum. Fonte Consultadas: TakingITGlobal – Compreenda Dias Internacionais / Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário