> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE NOVEMBRO

domingo, 11 de novembro de 2012

12 DE NOVEMBRO


12 de Novembro – Dia Nacional do Inventor

A Lei número 12.070, de 29 de outubro de 2009 institui o Dia Nacional do Inventor , no seu Artigo 1º : É instituído o Dia Nacional do Inventor, a ser anualmente comemorado em 12 de novembro.

Em 12 de novembro de 1906, em sua quarta tentativa, Santos Dumont conseguiu realizar um voo de 220 metros, estabelecendo o primeiro recorde de distância e ganhando o Prêmio Aeroclube. Por sua marca histórica, ele é considerado patrono maior dos inventores brasileiros.
Chama-se invenção ao ato de criar uma nova tecnologia, processo ou objeto, ou um aperfeiçoamento de tecnologias, processos e objetos pré-existentes. O termo distingue-se de descoberta, que é a aquisição de um conhecimento novo “por acaso” ou sem um esforço determinado; a invenção, pelo contrário, é fruto de um trabalho dirigido a se desenvolver respostas a um problema.
As invenções podem ser práticas e contribuir para o desenvolvimento de várias tecnologias, podem aplicar-se somente a um campo muito específico, mas a esmagadora maioria acaba por não ter qualquer aplicação prática, por vários motivos.
O responsável por invenções é chamado inventor. Quando o inventor deseja guardar exclusividade acerca do mecanismo ou processo do novo invento (para fins comerciais) deve patentear, ou seja, registrar uma patente do produto, que é um registro legal de que ele pensou naquilo antes de qualquer outro. Fonte: JusBrasil / DJi / Senado Federal / Portal Angels


Qual o verdadeiro Dia do Diretor de Escola?

No dia em que se comemora o dia deste grande colaborador da educação, 12 de novembro, o Brasil agradece o empenho e a parceria de todos os diretores de escola do nosso país. Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.

Eles são milhares e se somam à grande parte de educadores que tem em sua empreitada diária, o cuidado com a escola - crianças, adolescentes e adultos. Otrabalho é quase um sacerdócio, tendo em vista que em sua responsabilidade está a educação de muitos brasileiros e brasileiras. Eles são pais e mães diante das dificuldades, são conciliadores diante de conflitos e ainda tem como sua principal função, a direção de uma escola.

A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.


O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Em ocasiões especiais, o diretor representa a própria escola, por exemplo, quando comparece a uma solenidade como convidado por sua função de diretor, quando preside uma reunião na própria escola, quando confere certificados e diplomas, quando se dirige a outras entidades para tratar de assuntos de interesse da escola.

Assim sendo, diretor de escola é uma função bastante complexa com três aspectos relevantes: autoridade escolar; educador e administrador. Os que convivem com um diretor competente costumam admirá-lo como pessoa, apreciam seu discernimento, reconhecem sua personalidade positiva, mas quanto as tarefas, não as conhecem claramente.

Acreditam que a sua principal função seja comandar, isto é, fazer com que todos trabalhem, enquanto ele mesmo apenas observa, achando a direção supérflua. A boa direção se integra tanto com a atividade da escola que quase não é percebida. Aparentemente, o diretor nada tem a fazer numa escola em que todos cumprem suas obrigações e executam suas funções.

Mas se uma pessoa incompetente assume esse papel, em pouco tempo as dificuldades serão tantas que cairá a estrutura cuidadosamente montada pelo diretor competente. Então, é pelo contraste que aparece o real mérito do diretor. Portanto, o diretor é a peça básica para o bom funcionamento da escola.

"O progresso da ciência e da técnica com sua projeção nas atividades humanas, precisa ser assimilado pelos administradores escolares, o que dará uma consciência de efetiva prioridade aos problemas da educação no país". De http://www.portalescolar.net



12 de Novembro – Dia do Supermercado

O dia 12 de novembro foi instituído como o Dia Nacional do Supermercado porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de ainda mais negócios para o setor.


Além da confraternização entre os supermercadistas e seus parceiros de negócio da indústria e de outros segmentos, o Dia Nacional do Supermercado – 12 de novembro, comemorado pela Abras com um jantar na primeira quinzena de novembro – enseja o estreitamento do laço comercial e da amizade entre os empresários e executivos de diversas corporações e entidades. 

(ABRAS-Associação Brasileira de Supermercados)

As sacolas e a necessidade de se presevar o meio ambiente

As sacolas plásticas são feitas de um material muito fino para ser reciclado. A maioria das pessoas acaba usando essas sacolas como saco de lixo doméstico, mas a maioria delas vai sem escalas para o meio-ambiente e estima-se que levam cerca de 200 anos para se decompor.

Há ainda o risco do entupimento de bueiros, causando enchentes. Quando chega ao oceano, a sacola ainda causa a morte de animais como baleias e tartarugas. Melhor seria se as sacolas plásticas fossem substituídas por outras de material menos prejudicial ao meio ambiente...De http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário