> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE NOVEMBRO

terça-feira, 13 de novembro de 2012

14 DE NOVEMBRO


14 de Novembro – Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização foi instituído pelo decreto número 59.452, de 03/11/1966, assinado pelo presidente Castello Branco. A data 14 de novembro foi escolhida em homenagem a data do decreto que criou o ministério da Educação e Cultura. Em 1968, o presidente Costa e Silva assinou outro decreto, que conservou o dia da comemoração, mas alterou dispositivos para efetuá-la.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.
Segundo pesquisa do IBGE de 2007, o Brasil possui cerca de 14 milhões de analfabetos entre pessoas com 15 anos de idade ou mais. Apesar do número preocupante, houve uma redução de 4,7% na taxa de analfabetismo dessa faixa etária, em relação ao ano de 1997. O Nordeste é a região com mais dificuldades na área, pois dos 14 milhões de cidadãos citados acima, 52% estão nessa região.
A pesquisa mostra também que o analfabetismo está diretamente ligado ao rendimento familiar, consideravelmente menor dentro de um grupo onde ele está presente. No campo, as estatísticas também preocupam. Com uma taxa de analfabetismo de 23,3%, quase três vezes maior do que na cidade, a zona rural ainda carece de políticas públicas que incentivem e promovam uma educação de qualidade. Mais em Fonte: Quiosque Azul / Jornal Cidade / TeleListas

14 de Novembro – Dia dos Bandeirantes

O dia 14 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia dos Bandeirantes porque foi nesta data que a vila de Santana do Paranaíba, no extremo do Piauí, foi fundada. O local foi alcançado pelo bandeirante Pascoal de Araújo, em 1672. Ele viajou a cavalo, de São Paulo ao Piauí.

O movimento dos bandeirantes, ou simplesmente bandeiras, foi um movimento iniciado em meados do século XVII. Os bandeirantes foram, praticamente, os desbravadores do Brasil. Bartolomeu Bueno da Silva, Antônio Raposo Tavares, Manuel de Borba Gato e Fernão Dias Pais são alguns dos mais famosos bandeirantes.
No início do movimento, os bandeirantes adentravam o país em busca de índios para serem escravizados. Depois que a escravidão de índios deixou de ser usual, eles passaram a procurar no interior do país metais preciosos. Foi aí que o ouro foi descoberto em Cuiabá e também em Minas Gerais. Goiás também teve suas cidades mineradoras como a antiga Vila Boa – atual Cidade de Goiás – e Pirenópolis. Os bandeirantes também capturavam escravos fugitivos que se embrenhavam dentro de matas para formar quilombos. O Quilombo dos Palmares, por exemplo, foi destruído por um grupo de bandeirantes.
Durante suas aventuras no território brasileiro, os mantimentos dos bandeirantes muitas vezes acabavam. Assim, eles eram obrigados a montar acampamentos para plantar e fazer reposição do estoque de mantimentos. Esses acampamentos davam origem a pequenos arraiais. Os arraiais formados por causa da mineração, muitas vezes desapareciam junto com a prospecção ou então davam origem a municípios. Mais em Fonte: UFG Net  / Portal São Francisco / TV Centro América

14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes – World Diabetes Day

Em 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução número 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento como o Brasil. Em 30 anos esse número deve chegar a 380 milhões.
O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”, ele foi adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.
Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade desta de agir adequadamente. A insulina é o hormônio produzido nas células Beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, que possibilita a entrada de glicose (nossa fonte de energia) dentro das células, sua falta promove o aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia) alterando também o metabolismo das proteínas e gorduras. É um dos maiores problemas de saúde pública, a incidência do DM tipo I, faixa etária de 0 a 15 anos, é de 7,8% da população e do tipo II, faixa etária de 30 a 69 anos, a incidência é de 7,6 % e vem aumentando de forma explosiva, sendo que metade desses portadores não sabem que tem a doença. Acometem pessoas de qualquer idade. Os riscos são maiores em pessoas com excesso de peso e histórico familiar de diabetes. Fonte: WHO / Portal da Saúde / Diabetenet


Nenhum comentário:

Postar um comentário