> TABOCAS NOTICIAS : 17 de Novembro - Dia Internacional do Estudante – International Students’ Day

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

17 de Novembro - Dia Internacional do Estudante – International Students’ Day


O legado histórico dos estudantes de todo o mundo, que lutam por justiça social, paz e democracia, é exaltado e comemorado no dia 17 de novembro – Dia Internacional dos Estudantes. A perseverança e a garra dos estudantes nunca se deixou vencer, mesmo nas adversidades e com a repressão. Um grande exemplo dessa verdade foi o fato que marcou e tornou o dia 17 de novembro o símbolo da luta estudantil.

A história do Dia Internacional dos Estudantes foi protagonizada na antiga Checoslováquia, um dos primeiros países a sofrer com a violência e a ocupação das forças nazistas, no final da década de 30. Ainda antes do início da segunda guerra mundial, em 15 de março de 1939, o regime nazista já havia decretado a desmembramento do estado Checo.

Em 28 de outubro, dia do XXI aniversário da declaração de independência da Checoslováquia, o povo realizou grandes manifestações de protesto pelas ruas de Praga, das quais participaram um grande número de estudantes. A repressão da polícia alemã (Gestapo) partiu contra os manifestantes, deixando muitos feridos e atingindo gravemente Jan Opletal, estudante da Faculdade de Medicina, que morreu no dia 11 de novembro.

Ao contrário do que se esperava, o episódio intensificou a resistência e em 15 de novembro, dia do enterro de Jan Opletal, o povo voltou a protestar, novamente com a participação ativa e destemida dos estudantes das universidades e das repúblicas estudantis.

Isso despertou a cólera de Hitler, que decidiu por fim ao que chamava de distúrbios e desobediência popular. Na madrugada de 17 de novembro, as forças invasoras nazistas atacaram ferozmente, fechando as escolas superiores Checas e as repúblicas estudantis, invadindo a Sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos, reprimindo milhares de estudantes, fuzilando nove dirigentes estudantis e deportando mais de 1200 para os campos de concentração de Sachsenhausen-Oranienburg, próximo a Berlin.

Dois anos depois, em 1941, o Conselho Internacional de Estudantes (antecessora da atual União Internacional de Estudantes – UIE), reunido em Londres, destacou o gesto dos estudantes Checos, e declarou o 17 de novembro como Dia Internacional do Estudante, atualmente reconhecido e celebrado em todo mundo. Assim, o dia 17 de novembro tornou-se um símbolo, que inspirou ações de estudantes de todo o mundo, representando um dia de solidariedade e luta contra o fascismo, pela liberdade, a democracia, o progresso social e a paz.

On November 17th 1939 students resistance in the streets of Prague against Nazi occupation inspired the establishment of an anti-Nazi students coalition. In 1941 November 17th was declared International Students Day by the International Students Council in London which became the starting point of the founding of the International Union of Students – IUS. Fonte: Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário