> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE NOVEMBRO

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21 DE NOVEMBRO


21 de Novembro – Dia Mundial da Pesca – World Fisheries Day

O Dia Mundial da Pesca é comemorado anualmente em 21 de novembro em todo o mundo pelas comunidades de pescadores, através de comícios, seminários, reuniões públicas, programas culturais, dramatizações, exposições, show de música e demonstrações de destacar a importância da manutenção da pesca do mundo.

Alertas repetidos têm sido emitidos pelas agências da ONU sobre a inquietante situação da pesca no mundo. Os últimos relatórios dizem que 52% dos recursos pesqueiros já estão “plenamente explorados”; 25% sobreexplorados (dos quais 7% já esgotados); e 20% “moderadamente explorados”. E as duas regiões em que a situação mais preocupa são o Atlântico Sul e o Nordeste.
Fora a produção das aquiculturas, 95 milhões de toneladas são pescadas anualmente. Somada a produção das aquiculturas, são mais de 140 milhões de toneladas por ano, das quais 105,6 milhões se destinam a consumo humano (que dobrou em 30 anos) e o restante à produção de farinha de pescado (para alimentar peixes) e azeite. É um setor bastante subsidiado, com US$ 15 bilhões anuais, segundo o Banco Mundial. As exportações já totalizam US$ 71 bilhões por ano. O consumo médio no mundo é de 16 quilos anuais por pessoa; no Brasil, 7 quilos (8% do consumo de carnes).
Complicado é que as previsões da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirmam que, apesar da crise, a pressão sobre os estoques triplicará até 2050, no ritmo atual. Mais em Fonte: Special Forever / eAgora / Wikipédia

21 de Novembro – Dia Mundial da Televisão – World Television Day

Em 1996, a Assembleia Geral da ONU proclamou 21 de novembro Dia Mundial da Televisão, comemorando a data em que, nesse mesmo ano, se realizou o primeiro Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas. Os Estados Membros foram convidados a comemorar o dia, encorajando, a nível mundial, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e econômico, e reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de dezembro).

A televisão pode ser uma excelente ferramenta de progresso. Ensina-nos a descobrir o mundo que nos rodeia. Pode mostrar-nos o que temos em comum com os nossos vizinhos, próximos ou distantes. Pode levar luz aos recantos obscuros onde dominam a ignorância e o ódio. A indústria da televisão está também numa posição ideal para promover a compreensão e a tolerância mútuas – com conteúdos que nos falem não só dos que têm tudo mas também dos que não têm nada, da vida nos países ricos mas também nos países em desenvolvimento, onde reside a maioria dos habitantes do planeta.
The United Nations General Assembly proclaimed 21 November as World Television Day commemorating the date on which the first World Television Forum was held in 1996.
Fonte : Nosso São Paulo / Wikipédia

21 de Novembro – Dia Mundial do Olá – World Hello Day

21 de novembro é o Dia Mundial do Olá. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer uma saudação de Olá a dez pessoas. Isto demonstra a importância da comunicação pessoal para preservar a paz.

O evento começou em 1973, com Brian e Michael McCormack, em resposta ao conflito entre Egito e Israel. Desde então, o Dia Mundial do Olá tem sido observado em 180 países. Ganhou elogios de pessoas notáveis ao redor do mundo, incluindo políticos, líderes religiosos e celebridades.
Pessoas de todo o mundo usam a ocasião do Dia Mundial do Olá como uma oportunidade para expressar sua preocupação com a paz no mundo, demonstrando aos líderes mundiais que a comunicação, ao invés da força, é o melhor caminho para resolver os conflitos.
Every year, November 21 is World Hello Day. The objective is to say hello to ten people on the day. By greeting others, the message is for world leaders to use communication rather than force to settle conflicts.
World Hello Day began in 1973 to promote peace between Egypt and Israel. There are now 180 countries involved in the attempt to foster peace throughout the world, and letters supporting the effort have been written by people such as John Glenn, Colin Powell, Kofi Annan, and the United Nations Children’s Fund (UNICEF). Fonte: Read Write Think / Wikipedia / World Hello Day

21 de Novembro – Dia Nacional da Homeopatia

No dia 21 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia. Neste dia, no ano de 1840, chegava na região litorânea que divide os estados do Paraná e Santa Catarina conhecida atualmente por Barra do Sahy, o médico homeopata francês Dr. Benoit Mure. O Dr. Mure foi o responsável pela introdução da homeopatia no Brasil.

Ele foi para esta região para criar uma comunidade industrial de máquinas a vapor e, ao mesmo tempo, implantou o primeiro instituto de formação em Homeopatia que se tem registrado na história brasileira. É fácil imaginar que devido à grandiosidade do seu projeto e as condições da região na época, ele não obteve os resultados esperados, lembrando que hoje a cidade de Joinvile-SC, localizada na mesma região, representa um importante pólo da industria mecânica no estado de Santa Catarina.
Homeopatia é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar uma terapia alternativa que se baseia no princípio similia similibus curantur (“os semelhantes curam-se pelos semelhantes”). Confunde-se-a com a fitoterapia, por conta dos produtos usados em suas formulações, embora ambas tenham corpo ideológico e metodologia essencialmente distintos. Mais em Fonte: Homeopathicum / Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário