> TABOCAS NOTICIAS : APóS O MENSALÃO O BRASIL JAMAIS SERÁ O MESMO

sábado, 17 de novembro de 2012

APóS O MENSALÃO O BRASIL JAMAIS SERÁ O MESMO


O prestigiado jornal norte-americano The New York Times deu grande destaque à condenação do ex-ministro, lembrando que Dirceu serviu como “braço direito” de Lula no governo. “É muito raro no Brasil um político do alto escalão passar muito tempo na prisão por corrupção”, apontou o jornal. O britânico Financial Times qualificou o julgamento como “um divisor de águas em um país onde os políticos e as elites são acusados de usar um sistema jurídico ineficiente para agir com impunidade”. O Le Monde, da França, estampou em letras garrafais que “três aliados do ex-presidente Lula” foram considerados “culpados por corrupção”. O El País, da Espanha, falou em “10 anos de cárcere” para Dirceu. O Clarín, da Argentina, resumiu: “Homem de Lula na prisão”.
O maior esquema de corrupção orquestrado por um grupo político na história do país está indelevelmente associado ao governo Lula. Julgados e condenados pelo STF, com suas malfeitorias denunciadas e expostas pela imprensa livre em todo o mundo, os mensaleiros cumprirão pena atrás das grades. A partir da derrocada de Dirceu, que sabotou a própria biografia e trilhou o caminho de preso político a preso comum, o PT assiste à derrota de um jeito de se fazer política – porque, ao contrário do que prega o senso comum petista, urnas não absolvem criminosos.
O Brasil jamais será o mesmo após o julgamento do mensalão. A “piada de salão” correu o mundo e se transformou em uma grande lição de democracia.
*Roberto Freire é deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário