> TABOCAS NOTICIAS : BOM JESUS DA LAPA-BA: Quilombolas denunciam mortes de milhares de peixes

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BOM JESUS DA LAPA-BA: Quilombolas denunciam mortes de milhares de peixes

Os moradores da zona rural de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, informaram que milhares de peixes estão morrendo na Lagoa das Piranhas, que abastece cerca de 700 famílias da comunidade quilombola da região. 
 Segundo os moradores, a suspeita é de que a mortandade pode ter como causa a contaminação das águas da lagoa pelos dejetos do projeto de irrigação Formoso, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde se desenvolve principalmente o cultivo de banana.
A informação foi encaminhada ao VC no G1 pelo internauta Claúdio Pereira e protocolada como denúncia no Ministério Público do município. Pereira, que é líder comunitário da localidade, diz que “o projeto [Formoso] utiliza agrotóxicos e sempre drenou águas com resíduos para o Riacho das Cacimbas, que por sua vez desagua na Lagoa das Piranhas. Isso nunca aconteceu antes. Estamos supondo que aumentou a concentração de produtos tóxicos na água”, declarou Cláudio, que também faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Egi Santana Do G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário