> TABOCAS NOTICIAS : IFBA reabre inscrições até o dia 11 de novembro para processo seletivo

terça-feira, 6 de novembro de 2012

IFBA reabre inscrições até o dia 11 de novembro para processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ex-CEFET, foram reabertas nesta segunda-feira (5) e irão até o dia 11 de novembro.
O processo foi reaberto para a instituição adequar o edital do certame à Lei nº 12.711 (conhecida como Lei de Reserva de Vagas, ou Lei de Cotas) ao Decreto nº 7.824 e à Portaria Normativa nº 18. Anteriormente, as inscrições foram realizadas entre os dias 1º de agosto e 2 de outubro e, segundo o instituto, quem se inscreveu no primeiro período de seleção continua inscrito para realizar as provas. Com a mudança, a data de realização das provas foi alterada para o dia 6 de janeiro de 2012.

Seleção
O IFBA oferece vagas distribuídas em 27 cursos técnicos e 16 superiores no campus de Salvador e em 20 cidades do interior do estado. As inscrições devem ser feitas
no site do instituto e custam R$ 55 para os cursos de nível superior e R$ 30 para os técnicos.
Os candidatos que não concordarem com o novo edital, e ja se inscreveram no primeiro período de seleção, podem solicitar o cancelamento da inscrição e o ressarcimento dos valores até a sexta-feira (9). Para isso, o candidato deve comparecer ao campus onde está o curso pretendido e preencher o requerimento de cancelamento da inscrição.
Cotas
As novas regras do edital estabelecem que 50% das vagas ofertadas pelo IFBA sejam destinadas a candidatos que estudaram todo o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino (também será considerado o preenchimento por autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população baiana, de acordo com o último censo do IBGE).
Desta porcentagem, ainda serão reservadas 50% das vagas àqueles que comprovarem renda familiar, per capita, igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os candidatos com esse perfil precisam apresentar os documentos solicitados no Edital Retificado, no campus onde está o curso pretendido.
Segundo o IFBA, desde 2006, a instituição trabalha com o sistema de cotas sociais, no qual 50% das vagas do processo seletivo eram destinadas a candidatos que fizeram o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, afrodescendentes, índios, índios descendentes ou de outras etnias. Outros 5% das vagas são reservadas a candidatos com necessidades educativas especiais.
O sistema de cotas já praticado pelo IFBA, em relação à recente Lei de Reserva de Vagas, entre outras características, ainda não contemplava a necessidade de comprovação, pelos candidatos cotistas, de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário