> TABOCAS NOTICIAS : POSSE DE BARBOSA PODE SER TOCAIA PARA DILMA

domingo, 4 de novembro de 2012

POSSE DE BARBOSA PODE SER TOCAIA PARA DILMA

:
247 - O dia 22 de novembro é a data marcada para que Joaquim Barbosa assuma a presidência do Supremo Tribunal Federal e o comando do Poder Judiciário no Brasil. Relator da Ação Penal 470, Barbosa já foi criticado pelos próprios colegas da corte e também por advogados dos réus, que o enxergam como carrasco inquisidor, e não como juiz. Nas mãos dele, repousa um documento explosivo: o pedido de Marcos Valério, pivô do mensalão, para que faça parte do Sistema Nacional de Proteção a Testemunhas e para que seja beneficiado com a delação premiada. Segundo frases atribuídas a Valério pela revista Veja, o ex-presidente Lula seria o "chefe" do mensalão e teria também sido chantageado por personagens ligados ao assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André. Cabe ao futuro presidente da corte definir o que fazer em relação a isso.
Barbosa também tem em suas mãos alguns convites especiais para a sua posse. Ele já solicitou um pedido oficial de audiência ao Palácio do Planalto para que pudesse entregá-los pessoalmente à presidente Dilma Rousseff -- o que não se confirmou. Não há, portanto, uma foto oficial de Barbosa ao lado de Dilma, no momento emblemático em que ex-presidentes do PT, como José Dirceu e José Genoino, estão sendo condenados e tendo suas penas definidas pelo Supremo Tribunal Federal.

De um lado, Dilma tem sido pressionada a não comparecer à posse de Joaquim Barbosa, tanto pelo ex-presidente Lula, como por quadros do Partido dos Trabalhadores. Seria um "recado" em relação ao "julgamento de exceção" conduzido por Joaquim Barbosa. De outro, é pressionada a comparecer. Sua ida foi anunciada ontem, no jornal O Globo, pelo colunista Jorge Bastos Moreno e comemorada neste domingo, com "alívio", por Merval Pereira. Seria uma obrigação institucional.
Ocorre que a posse de Joaquim Barbosa ocorre num momento em que o ex-presidente Lula é alvo de uma caçada impiedosa, uma "guerra sem fim", como definiu o ex-porta-voz da presidência, Ricardo Kotscho. E nada impede que Joaquim Barbosa, instantes depois da foto oficial com a presidente Dilma, que estará estampada em todos os jornais, crave uma estaca no peito de Lula, oferecendo a delação premiada a Marcos Valério, bem como a proteção pelo suposto risco de morte que o empresário estaria correndo. Dilma seria elogiada, como uma presidente que não foge aos compromissos institucionais, e Lula será, mais uma vez, duramente atacado.
O que será da relação dos dois depois disso, se essa hipótese vier a se confirmar, é um mistério. Mas Dilma vem se equilibrando entre as pressões que recebe de todos os lados da sociedade. Quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comemorou seus 80 anos, ela enviou uma carta gentil e educada. Depois, quando Lula foi alvo de ataques de FHC, Dilma criticou, em nota, o "ressentido" ex-presidente. Recentemente, ela também se manifestou de forma contrária à demissão de José Genoino, ganhando aplausos do PT. Mas sua ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, avalizou as decisões do STF.
Entre os dias 16 e 19 de novembro, Dilma estará na Espanha. Comparecer à posse de Joaquim Barbosa não é exatamente uma obrigação e ela poderia ser representada pelo vice Michel Temer. Tanto não é algo obrigatório, que, no julgamento da Ação Penal 470, o ministro Marco Aurélio Mello lembrou ter sugerido ao ex-presidente Lula, por meio do senador Renan Calheiros, que não fosse à sua posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Isso porque faria um duro discurso contra o PT, que foi lido, novamente, durante o julgamento. E Lula, a pedido de Marco Aurélio, não foi.
Dilma pode ir, como não ir. Mas será uma das decisões mais arriscadas no exercício da presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário