> TABOCAS NOTICIAS : Terremoto mata pelo menos 13 em Mianmar, na Ásia

domingo, 11 de novembro de 2012

Terremoto mata pelo menos 13 em Mianmar, na Ásia

AFP - Agence France-Presse
Stringer/Reuters
Um novo terremoto de magnitude 5,8 sacudiu Mianmar, país asiático vizinho da China e Tailândia, neste domingo, horas depois de um tremor de maior magnitude ter causado a morte de ao menos 13 pessoas e ferido outras 40, de acordo com testemunhas e o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS).

De acordo com o USGS, o sismo aconteceu a uma profundidade de 9 km e a 86 km ao noroeste de Mandalay, cidade situada no centro do país. Jornalista da AFP que se encontravam próximos da cidade de Shwebo (100 km ao noroeste de Mandalay) sentiram o temor.

Horas antes, ao menos treze pessoas morreram e 40 ficaram feridas no centro de Mianmar, devido a um forte terremoto que foi seguido de várias réplicas, disse à AFP neste domingo a organização humanitária Save The Children.

De acordo com o balanço da ONG, que possui escritórios na região, foram contabilizadas 13 vítimas em quatro localidades próximas ao epicentro. A organização advertiu que existe um risco de "novas réplicas fortes".

Pouco antes, um funcionário do governo havia dito à AFP que ao menos duas pessoas haviam morrido, três estavam feridas e cinco estavam desaparecidas.

O terremoto, de magnitude 6,8 segundo o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS), aconteceu a uma profundidade de 10 km, a 117 km ao norte de Mandalay, disse o instituto.

O fenômeno ocorreu às 07H42 local (01H12 GMT; 23H12 de sábado em Brasília) e foi seguido por duas réplicas de magnitude 5,0, cerca de 20 minutos mais tarde.

De acordo com um relatório recebido pela AFP da organização Save The Children, quatro das vítimas são operários que trabalhavam em uma ponte sobre o rio Irrawaddy. Outras duas pessoas morreram em decorrência da queda de um monastério no norte de Mandalay. Seis pessoas morrem em Sint Ku, e mais uma em Mandalay.

A organização advertiu sobre os "riscos de novas réplicas fortes", mas não tomou a decisão de mobilizar suas equipes.

Habitantes de Mandalay, contatados pela AFP por telefone, relataram cenas de pânico na cidade.

A Divisão de Informação sobre terremotos de Naypyidaw confirmou por sua vez a magnitude de 6,8 do primeiro tremor. Kyaw Kyaw Lwin, um de seus responsáveis, disse que se trata do maior terremoto na região desde 1991.

O terremoto aconteceu a 572 km a leste de Dacca, capital de Bangladesh, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. O temor também foi sentido em Bangcoc, capital da Tailândia, conforme foi dito na internet.

Em março de 2011, um terremoto de magnitud 6,8 no Estado de Shan, próximo à fronteira com Tailândia e Laos, provocou a morte de 74 pessoas em Mianmar e uma na Tailândia. Foto Stringer/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário