> TABOCAS NOTICIAS : 01 DE DEZEMBRO

sábado, 1 de dezembro de 2012

01 DE DEZEMBRO


1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids – World AIDS Day

A Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, estabeleceu o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
Em 2007, houve 2,7 milhões de novos casos da doença no mundo, sendo que desse total  2,3 milhões eram adultos. A ONU estima que aproximadamente 33 milhões de pessoas sejam portadores do vírus HIV e 7.400 pessoas sejam infectadas diariamente pela Aids no mundo, 45% delas têm entre 15 e 24 anos.
Hoje, cerca de 3 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento antirretroviral, o que significa que apenas um terço daqueles que precisam dos medicamentos estão sendo tratados. Mesmo assim houve bastante avanço nessa área. Em 2002, apenas 250 mil pessoas tinham acesso aos medicamentos no mundo. No ano passado, cerca de 3 milhões tinham acesso a eles.
A ONU calcula ainda que 67% das pessoas infectadas com Aids no mundo residam em países da região sul da África. O estudo mostra que cerca de 22 milhões de pessoas sejam portadores da HIV nessas nações. Os países dessas regiões apresentaram dados mostrando que fazem o tratamento pré-natal para evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) e a distribuição de preservativos. Contudo, os investimentos no tratamento dos doentes ainda estão muito aquém do ideal.
Entre 2001 e 2007, o número de crianças com Aids no mundo passou de 1,6 milhão para 2 milhões. Fonte: Velhos Amigos / G1 / AVERT

1º de Dezembro – Dia do Numismata

No calendário oficial, o dia 1º de dezembro é marcado como o Dia do Numismata. Essa data foi escolhida por reunião da Sociedade Numismática Brasileira por ser o dia, no calendário católico, de Santo Eloi (ou Elígio), padroeiro dos numismatas.

Numismática  é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. A preocupação principal da numismática é a moeda, enquanto peça cunhada.
Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata fará uso de conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a geografia, a economia, e noções dos processos de metalurgia, e da evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados.
A numismática clássica divide-se em duas partes distintas: a teórica, que estuda a nomenclatura numismática e os métodos de classificação e conservação das moedas; e a histórica, que estuda o desenvolvimento da moeda nas diferentes partes do mundo ou de uma região específica, promovendo também a classificação de suas emissões.
Distingue-se numismática do colecionismo, uma vez que a primeira trata do estudo das moedas, ao passo que o colecionismo está mais relacionado à posse das moedas. O uso do termo “numismática” como sinônimo de colecionismo está relacionado ao fato de muitos estudiosos também possuírem coleções particulares, e de colecionadores, por vezes, efetuarem breves pesquisas sobre suas moedas.
Há também de se considerar que no início a numismática se desenvolveu dentro das coleções de museus europeus, e, na falta de informação, dependia inteiramente da análise “palpável” dos exemplares. Por tanto, se fazia necessário possuí-los. Mais em Fonte: Wikipédia

01 de Dezembro - Dia do Imigrante

Existem controvérsias quanto à verdadeira data em que se dá o Dia do Imigrante. Em alguns sites ou blogs, informa-se como sendo a data, dia 1 de dezembro. Em outros, diz-se o dia 25 de junho como sendo o Dia do Imigrante.

Acredito haver forte motivo para que seja comemorado dia 25 de junho, por se tratar do encerramento da Semana da Imigração Japonesa, que se inicia em 18 de junho...

A Lei

Instituído no Brasil em 1957 através da lei 30.128, o Dia do Imigrante é comemorado no dia 25 de junho, quando se encerra a semana das festividades iniciadas em 18 de junho, com o Dia da Imigração Japonesa.

Em todo o mundo a imigração sempre aconteceu e continuará acontecendo, principalmente após a globalização, onde as pessoas podem se comunicar via Internetou satélite, com outras pessoas de lugares distantes.

Imigrante - Significado

Imigrante é a pessoa que mora em um país diferente daquele em que nasceu. A imigração ocorreu por vários motivos, dentre os quais a falta de perspectiva do individuo em sua própria nação, espírito de aventura, guerras, razões políticas, estudo etc.

Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, em 1822, já era um país muito extenso, mas pouco povoado. Era preciso ocupá-lo de fato, isto com sua própria gente, e dessa maneira garantir as fronteiras. Por esse motivo, uma das medidas do governo brasileiro foi incentivar a vinda de imigrantes europeus. Eles contribuíram para o desenvolvimento de uma vasta área do país.

Embora, os portugueses tenham sido antes de tudo nossos colonizadores, eles vieram como imigrantes para o Brasil em 1853. Ao chegarem se estabeleceram em São Paulo, principalmente, nas fazendas de café. Mas depois, ampliaram suas atividades no interior do país, abrindo pequenos negócios como padarias, mercearias e serralherias etc.

Na região Sul, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, entre outros, povoaram as áreas serranas e os vales dos rios. Esse movimento, iniciou em meados do século dezenove e se estendeu até as primeiras décadas do século vinte.

Ao longo de todo o século XIX, o Brasil também foi parada obrigatória de muitos cientistas e artistas europeus. Embora eles não viessem ao Brasil com o objetivo de viver aqui, mas apenas para conhecer e registrar a exuberância de plantas, animais e povos nativos, os cientistas e os artistas estrangeiros ajudaram a divulgar a imagem de nosso país na Europa.

Imigração - Italianos, japoneses e alemães

A presença italiana em terras brasileiras é mais antiga do que imaginamos. Uma das naus da esquadra de Pedro Álvares Cabral pertencia aos italianíssimos Marchioni. Em 1525, o navegador veneziano Sebastião Caboto ao chegar ao litoral sul brasileiro deu o nome de sua mulher, Catarina, àquela terra, hoje Santa Catarina. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-imigrante-01-de-dezembro-ou-25.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário