> TABOCAS NOTICIAS : 02 DE DEZEMBRO

domingo, 2 de dezembro de 2012

02 DE DEZEMBRO


02 de Dezembro – Dia Nacional da Astronomia

O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, foi escolhido dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.

Ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, a Astronomia é muito antiga e existe desde as primeiras civilizações registradas. Desde 2000 a.C, os chineses já possuíam escolas de Astrologia, em muito contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência.
No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos. Fonte: IBGE Teen

Dia do Samba - 02 de Dezembro

Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional. O samba é o gênero musical mais representativo do povo brasileiro. Sua cadência tem origem africana.

Para alguns estudiosos, a palavra “samba” vem do umbundo (semba = “dança em que os bailarinos se encontram e se separam”), língua banta falada pelos ovibundos, que habitavam a região Sul e Central de Angola. Para outros, vem do quimbundo (samba = “umbigada”), língua banta falada pelos ambundos, em Angola.

Há outros que afirmam vir do quioco (samba = “brincar, cabriolar”), língua banta, falada pelos lunda-quiocos), ou vir do quicongo (samba = “dança em que os bailarinos se embatem à altura do peito”), língua banta falada pelos quicongos.

Como dança de roda, o samba surgiu em meados do século XIX. No início do século XX, surgiram variações que continuam a evoluir e a agradar a todos os gostos: samba batido, samba corrido, samba de balanço (ou sambalanço), samba de breque, samba-choro, samba de enredo (ou samba-enredo), samba de morro, samba de partido-alto (ou partido-alto), samba de quadra (ou de terreiro), samba de roda, samba no pé, samba raiado, samba-cancão.

O primeiro samba a ser gravado em disco foi “Pelo telefone”, de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida, em 1917.
A partir de então, o samba tem sido gravado em todas as suas variantes, tornando-se sucesso comercial até hoje. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-samba-02-de-dezembro-origem.html


Dia Panamericano da Saúde - 02 de Dezembro

Já é consenso no mundo inteiro dizer que a saúde mental afeta a saúde física. É comum associarmos o aparecimento de úlcera gástrica, inflamação no nervo ciático, enxaquecas, pressão alta e até mesmo gripes e dificuldades digestivas com o surgimento do estresse.

O corpo humano é uma máquina composta de substâncias químicas e que usa outras tantas substâncias para funcionar, como água, açúcar, sal, proteínas etc. Mantê-las em equilíbrio é vital para nosso corpo. Mas não é só assim que mantemos a saúde em dia.

Ter uma vida saudável vai além de se alimentar bem. A prática de exercícios físicos é outro meio de se manter saudável, mas sempre com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Os exercícios ajudam no processo deemagrecimento, no combate ao estresse, na melhora do sistema imunológico e na redução de riscos de desenvolver algumas doenças.

O corpo humano é uma máquina composta de substâncias químicas e que usa outras substâncias para funcionar, como água, açúcar, sal, proteínas etc. Mantê-las em equilíbrio é vital para nosso corpo.
Mas não é só desta forma que manteremos a saúde em dia, precisamos ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, pois exercícios ajudam no processo de emagrecimento, combatem o estresse, melhoram o sistema imunológico e reduzem riscos do desenvolvimento de algumas doenças. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-panamericano-da-saude-02-de.html


Dia das Relações Públicas - 02 de Dezembro

Para promover uma boa imagem da empresa ou do órgão em que trabalha, o relações públicas deve criar artigos, sugestões de pauta e divulgar material para a imprensa, sempre se preocupando com a veracidade das informações passadas.

O relações públicas rastreia o noticiário verificar alguma matéria ou reportagem que foi pautada pelas informações que ele passou da empresa. Assim, o relações públicas produz relatórios de visibilidade da empresa na imprensa.

É responsabilidade desse profissional formular políticas de administração de crises. Qualquer problema que a empresa venha a ter com a sociedade deve ser “tratado” pelo relações públicas, de maneira que a empresa se desculpe pelo transtorno e amenize as conseqüências disso para sua imagem.

O Dia das Relações Públicas

criação do “Dia Nacional das Relações Públicas” nasceu dentro da Associação Brasileira de Relações Públicas por iniciativa do professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

O tema, juntamente com a eleição do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo como Patrono das Relações Públicas, foi debatido no congresso da ABRP de 1976, realizado em Alagoas, nas cidades de Maceió e Penedo, terra natal de Pinheiro Lobo.

Eduardo Pinheiro Lobo, nasceu em 02/12/1914, por isso denominou-se o dia nacionaldas relações públicas, por ter sido um grande colaborador para a Associação Brasileira de Relações Públicas

A Lei

Lei 7197 - institui o Dia Nacional das Relações Públicas:

Art. 1º - Fica instituído o dia dois de dezembro como o "Dia Nacional das Relações Públicas".

Art. 2º - Na data estabelecida no artigo anterior, as associações e entidades ligadas à atividade de relações públicas farão, em todo o País, promoções que de qualquer modo assinalem e festejem o transcurso da efeméride. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-das-relacoes-publicas-02-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário