> TABOCAS NOTICIAS : 10 DE DEZEMBRO

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

10 DE DEZEMBRO

DIA DO PALHAÇO - 10 DE DEZEMBRO
No Brasil, a terapia do riso tem nomes famosos como os dos queridos e inesquecíveis palhaços Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre outros.

Os bordões "Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai?", "Eu vou bem, eu vou bem, eu vou bem! Muito bem, muito bem, bem, bem!", de Arrelia, e "Tá certo ou não tá?", de Carequinha, sempre estarão presentes na lembrança de todos aqueles que se divertiram com as pantomimas desses dois maravilhosos palhaços que fizeram sucesso nos circos e na TV do Brasil.

Hoje, há escolas que ensinam a técnica de fazer rir - como o Circo-escola  Picadeiro, fundado pelo palhaço Picolino , bem como legislação que dispõe sobre a profissão de palhaço (lei no 6.533, de 24/5/78, e decreto 82.385, de 5/10/1978, assinados pelo presidente Ernesto Geisel).

Na Idade Média, o rei e sua corte divertiam-se com o bobo, figura indispensável nas festas. O bobo da corte usava roupas de cores berrantes e um chapéu colorido, cheio de pontas e de guizos. À guiza de cetro, segurava uma vara também cheia de guizos.

Ele a brandia contra aqueles que dele riam e zombava de todos com suas momices, dizendo verdade que ninguém tinha coragem de expressar. Adorado pelo povo e respeitado pelos fidalgos e pelo rei, o bobo da corte tinha livre trânsito em todos os lugares. Era sempre o centro das atenções ao dar saltos, contar anedotas, cantar ou declamar versos de grandes autores. Mais em  http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-palhaco-10-de-dezembro.html

10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Animais – International Animal Rights Day

direitos_animais
Comemorado em todo o mundo, o DIDA – Dia Internacional dos Direitos Animais (International Animal Rights Day) – acontece anualmente no dia 10 de dezembro. O objetivo é alertar a sociedade quanto à urgente necessidade de estabelecimento e respeito à Declaração Universal dos Direitos Animais, acabando com a escravidão, exploração e abuso para alimentação, vestuário, tração, testes em laboratório, diversão, caça e muito mais.

A data foi criada na Grã-Bretanha em 1998 e coincide com a data de Declaração dos Direitos Humanos, assinada em 1948.
The annual International Animal Rights Day (IARD) – 10th December – aims to remember the animal victims of human tyranny and call for the recognition of our Universal Declaration of Animal Rights (UDAR). The goal of this historic campaign is to build on the recognition of human rights, and persuade humanity that kindness and respect is due to all sentient creatures. Fonte: UNCAGED / Vanguarda Abolicionista

10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos – Human Rights Day

direitos_humanos
Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, em Paris (França), a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com 30 artigos, a Assembleia proclamou o documento “como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.” E, em 1950, a ONU estabeleceu que anualmente, nesta data, seja celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Ao adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos a ONU quer deixar para trás todos os horrores que o mundo viveu com a Segunda Guerra Mundial.
Quer também manter vivo e respeitado os direitos naturais de todo ser humano, independente do país em que nasceu, da cor, do sexo, da religião, do partido político ou da opção sexual. As condutas nazista e fascista deixaram marcas e traumas que, se dependesse da ONU, não viriam a se repetir jamais na trajetória histórica do homem.
A Declaração é pensada, então, como um guia, uma espécie de mapa, para que as nações passem a evitar qualquer forma de violência e crueldade. Mais em Fonte: IBGE teen / MNDH / UN

10 de Dezembro – Dia da Inclusão Social

inclusao_social
O Vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República, sancionou a Lei número 12.073, de 29 de outubro de 2009, instituindo o dia 10 de dezembro de cada ano como o Dia da Inclusão Social.

O dia 10 de dezembro foi escolhido por ser a data em que foi promulgada, pela Assembleia das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
A lei visa conscientizar a sociedade da importância dos direitos humanos e sua efetividade, em um momento histórico marcado pela precarização das relações de trabalho e pela banalização da violência em todos os níveis sociais.
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais aptos. Fonte: CCJ da Câmara / Dji / Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário