> TABOCAS NOTICIAS : 11 DE DEZEMBRO

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

11 DE DEZEMBRO


11 de Dezembro – Dia do Engenheiro e do Arquiteto

engenheiro_arquiteto
O Decreto Federal número 23.569, de 11 de dezembro de 1933 regula o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. A assinatura desse decreto deu origem ao Dia do Engenheiro e Arquiteto.

Em uma época em que o espaço urbano enfrenta graves problemas de sustentabilidade, é cada vez mais evidente a importância da atuação dos profissionais de engenharia e arquitetura na busca de soluções. Trata-se, por exemplo, de construir edificações que economizem água e energia e que possuam um sistema mais ecológico de esgotamento que os tradicionais.
O perfil da profissão também mudou nos últimos anos. Além de toda a formação técnica, o profissional de hoje precisa estar preparado para lidar com questões de marketing, finanças e ter compreensão da realidade social em que atua. Não deve buscar apenas o emprego tradicional, mas voltar-se para ações de empreendedorismo, sem jamais esquecer da dinâmica do mercado.
O Dia do Engenheiro Agrimensor é comemorado nacionalmente em 4 de junho.Fonte: Confea

11 de Dezembro – Dia da Infantaria da Aeronáutica

infantaria_aeronautica
Na data de 11 de dezembro de 1941, pelo Decreto Lei número 3.930, foram criadas as seis primeiras companhias de Infantaria da Aeronáutica. Essas companhias tinham como encargo, entre outros, fornecer os elementos que viriam assegurar a guarda, vigilância e defesa imediata das bases aéreas, aeródromos, campos de pousos e estabelecimentos da Aeronáutica. Desse modo foram criadas bases aéreas em Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Galeão, esta no Rio de Janeiro. As bases estavam localizadas nas áreas de operações do teatro de guerra. Em cada uma delas foi instalada uma companhia de Infantaria. As companhias então criadas tinham um grande efetivo militar e eram bem equipadas com instrumentos bélicos para missão de guerra. Portanto, 11 de dezembro é a data consagrada às efemérides comemorativas do Dia da Infantaria da Aeronáutica.

A Infantaria da Aeronáutica tem como missão executar ações defensivas, ofensivas, especiais e de proteção, a fim de contribuir para o cumprimento da missão constitucional da Aeronáutica, preservando equipamentos, instalações e pessoal de interesse da Aeronáutica.
Operações Especiais – Conjunto de ações de características não convencionais que fogem do emprego normal da tropa e que são executadas pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) e por Pelotões de Operações Especiais (PELOPES), constituído de pessoal com alto grau de adestramento e prontidão operacional, sendo selecionado entre os militares que mais se destacam na tropa. Mais em Fonte: Reservaer – Sinopse da História da Infantaria da Aeronáutica – José Caubi Diniz / Ordem De Batalha

11 de Dezembro – Dia Internacional da Montanha – International Mountain Day

montanha
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) decidiu dedicar o dia 11 de dezembro às montanhas. Elas desempenham uma importante função na vida de todos nós. É lá que está armazenado o elemento vital da vida: a água doce. E a energia, quem sabe do futuro, também é procedente de lá.

Nas suas encostas estão escondidas muitas espécies endemicas, por isso foi batizada como “ilha da biodiversidade”. Mas a sua magnitude não é assim tão poderosa quanto julgamos. É certo que a maioria das palavras que associamos às montanhas giram à volta de “estabilidade” e “força”; mas, a realidade é bem diferente. A sua verticalidade e contornos mostram bem aquilo que elas são: frágeis e instáveis; pelo que devido a esses fatores, os ecossistemas montanhosos e os seus habitantes estão em maior risco de inundações, períodos de seca, erupções vulcânicas, terremotos e outras catástrofes naturais.
Não podemos ignorar que este pode constituir um grave problema para a humanidade, sobretudo quando os dados revelam que as montanhas e terras altas cobrem 25% da superfície terrestre e nelas vivem uma em cada duas pessoas.

A realidade é que nunca antes foi tão importante a gestão dos ecossistemas montanhosos e dos recursos hídricos que elas mantem. A deflorestação das montanhas, a indústria mineira, a agricultura e a extensão das cidades, assim como o aquecimento global do planeta, estão a afetar gravemente as bacias hidrográficas das montanhas. Mais em Fonte: FAO /CONFAGRI Mundo Rural

Entre 1850 e 1995, o tango se formava em sua gênese, sob essas influências, tanto na região rio-platense, quanto aqui no Brasil e por volta de 1870, já existiam no Brasil composições de tango que eram executadas basicamente, com os mesmos instrumentos que se executavam os tangos "porteños" e uruguaios, isto é, guitarra (violão), flauta transversa, pandeirinho, violino e piano. Nessa época os instrumentos de percussão de origem africana, os atabaques dos primeiros tangos originais, já não eram mais utilizados e poucos anos mais adiante, também os pandeirinhos foram retirados do tango.

Diversos tangos foram então, compostos no Brasil e na região rio-platense, até que em 1895 em Buenos Aires, surgia a primeira composição de um tango criollo para piano, segundo nos conta Horacio Ferrer, numa gravação histórica de seu CD, que é a trilha sonora de seu livro El Siglo de Oro del Tango - Manrique Zago Ediciones, Buenos Aires 1996. Ouvindo esse tango deparamos com a incrível semelhança musical com os nossos chorinhos para piano de então, executados aqui no Brasil na mesma ocasião, por Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga principalmente mas, também por outros maestros contemporâneos. Mais tarde, Nazaré resolveu mudar várias de suas 93 partituras conhecidas, de tango, para chorinho, atendendo aos interesses das gravadoras que queriam direcionar o tango brasileiro para o chorinho e para o samba.

Chiquinha Gonzaga, nessa mesma época, compôs e executou diversos tangos, tangos choros, valsas, mazurcas, gavotas, polcas e habaneras, todos de composições brasileiras, próprias e outros compositores. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-tango-14-de-dezembro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário