> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE DEZEMBRO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

20 DE DEZEMBRO


20 de Dezembro – Dia Internacional da Solidariedade Humana – International Human Solidarity Day

solidariedade_humana
No âmbito da celebração da primeira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006), a Assembleia Geral das Nações Unidas, decidiu proclamar 20 de dezembro de cada ano Dia Internacional da Solidariedade Humana (resolução 60/209). Nessa oportunidade, recordou que na Declaração do Milênio, os Chefes de Estado e de Governo, entre outras coisas, consideraram que a solidariedade era um dos valores fundamentais e universais em que se deveriam basear as relações entre os povos no século XXI.

In the Millennium Declaration world leaders identified Solidarity as one of the fundamental values essential to international relations in the twenty-first century and emphasized  that “Global challenges must be managed in a way that distributes the costs and burdens fairly in accordance with basic principles of equity and social justice. Those who suffer or who benefit least deserve help from those who benefit most.” In the context of globalization and the challenge of growing inequality, the strengthening of international solidarity and cooperation is indispensable for the realization of the Millennium Development Goals.
Convinced that the promotion of the culture of solidarity and the spirit of sharing was important for combating poverty, the General Assembly proclaimed 20 December as  International Human Solidarity Day. Fonte: Celebremos a Paz / UN

DIA DO MECÂNICO - 20 DE DEZEMBRO

O mercado automotivo está em crescimento e isso traz mais demanda, mais negócios e muito mais trabalho. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), estima-se que até 2015, haverá mais 6 milhões de veículos nas ruas.

Uma pesquisa inédita realizada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) revelou que 97% dos empresários da reparação entrevistados afirmam encontrar dificuldade em contratar funcionários, sendo que a falta de qualificação é a principal razão, com 97% das respostas.

Mecânica - mercado de trabalho

Considerando-se o tamanho da frota nacional é de se esperar um mercado em alta. No entanto isso não é motivo para o interessado em se firmar na profissão deixar dese especializar cada vez mais para atender as exigências de qualificação do mercado. O conhecimento, conquistado em cursos especializados, é uma grande arma na hora de conseguir um bom emprego. Além disso, o mecânico precisa também saber o que está ocorrendo em termos de tecnologia automobilística de ponta, isso porque, hoje em dia, os automóveis já contam até com itens eletrônicos e computadorizados.


Porém, nem só de automóveis vive o homem. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) registra pelo menos oito famílias ocupacionais relacionadas com a profissão: Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos (código 9111), Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização (código 9112), Mecânicos de manutenção de máquinas industriais (código 9113), Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas (código 9131); Mecânicos de manutenção aeronáutica (Código 9141); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (9142); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (Código 9143). 

Aquele que escolhe a produção, trabalha na fabricação das peças projetadas, supervisionando os sistemas das várias operações mecânicas. Também pode ser responsável pelo funcionamento e manutenção de máquinas e ferramentas voltadas para aqueles equipamentos de fabricação ou responder pelo controle de qualidade da produção.

Esse profissional, em geral, não atua sozinho, ele interage com vários setores. Na área de processos, por exemplo, o mecânico divide espaço com o químico; na geração de energia, com o eletricista. Embora a indústria mecânica absorva quase todos os profissionais nos setores de autopeças, metalurgia e siderurgia, há outros setores como o aeronáutico, aeroespacial, petroquímico e alimentício, de celulose, papel e usinas de açúcar e álcool, além de petróleo e gás.

O reparador tem que estar sempre em busca de novos treinamentos, participar de palestras, fóruns de debates do setor, eventos e feiras setoriais para se manter atualizado. Vamos ter mais demanda, principalmente onde a inspeção técnica veicular já é realidade.

Curiosidade:

O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt, que evoluiu para automóveis que em 1904 já eram aproximadamente 55 mil em todo o mundo. De http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário