> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE DEZEMBRO

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

28 DE DEZEMBRO

DIA DO SALVA-VIDAS - 28 DE DEZEMBRO
Mesmo não havendo uma data oficial criada por lei, no Brasil é costume comemorar o Dia do Salva-vidas em 28 de dezembro. A escolha da data remonta a origem bíblica, já que se refere ao dia do Anjo Damabiah - da hierarquia do arcanjo Gabriel - responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar. 

Durante a década de 90 a profissão ficou mais popular com a exibição do seriado norte americano Baywatch (ou SOS Malibu, como foi traduzido no Brasil). A série retratava o diaadia de salva-vidas da Califórnia que, usando trajes de banho cada vez mais ousados, patrulhavam as praias lotadas de Los Angeles. Segundo o livro Guinness de Recordes Mundiais, Baywatch foi o programa de TV mais assistido no mundo, com 1,1 milhão de telespectadores.

Antes da profissão

Antes de existir a profissão de salva-vidas, os resgates marítimos eram realizados por marinheiros, pescadores e populações costeiras. Vale lembrar que as primeiras organizações de salva-vidas no mundo surgiram na França com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865, e com os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873; entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública. 

A Profissão

Quem nunca ouviu falar daqueles profissionais que ficam na orla marítima para salvar quem se afoga? Os salva-vidas têm um trabalho muito útil e também trabalham em clubes e em praias de água doce. Eles previnem situações de risco e executam salvamentos aquáticos, protegendo pessoas e resgatando vidas. Também são eles os responsáveis por salvar pessoas acometidas por choque térmico ou que se machucam surfando.


Além de atuar diretamente no salvamento, eles realizam campanhas educativas para prevenção de riscos e dão cursos para treinar e formar voluntários de emergência.

Ao salvar alguém que se afogou, o salva-vidas dá os primeiros-socorros além de verificar o estado da vítima. Ele também realiza o procedimento adequado para que a pessoa não fique com nenhuma seqüela do afogamento. De http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-salva-vidas-28-de-dezembro-data.html

28 de Dezembro – Dia da Marinha Mercante Brasileira

marinha_mercante
Celebramos no dia 28 de dezembro o nascimento de Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá. Nascido no município de Arroio Grande, então distrito do Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, veio a se tornar um dos grandes impulsionadores da Indústria Naval, mantendo-se a frente das principais iniciativas para seu desenvolvimento.

Em 1845, Irineu criou os estaleiros da Companhia Ponta da Areia, ousado empreendimento, que veio a se tornar o embrião de nossa indústria de construção naval. Em um ano já se tornara a maior indústria do País, empregando mais de mil operários e produzindo, principalmente, navios e caldeiras para máquinas a vapor.
Irineu Evangelista de Souza também foi um dos pioneiros no campo dos serviços públicos: fundou uma companhia de gás para a iluminação pública do Rio de Janeiro; organizou as companhias de navegação a vapor do Rio Grande do Sul e do Amazonas; implantou nossa primeira estrada de ferro; e, inaugurou o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora.
Seu estilo de administrador liberal e inovador muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa Marinha Mercante, razão pela qual foi escolhida a data de seu nascimento como o Dia da Marinha Mercante Brasileira. Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário