> TABOCAS NOTICIAS : Baianos apostam em banhos de folha para atrair boas energias em 2013

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Baianos apostam em banhos de folha para atrair boas energias em 2013


Dinheiro, amor, boas energias e saúde. Esses são alguns dos muitos pedidos feitos pelas pessoas para o ano que vai chegar. Alguns recorrem à sabedoria popular ou ao candomblé para preparar seus banhos. O doutor em Antropologia, com tese defendida sobre Religiosidade Africana e também Babalorixá, Ismael Giroto, falou ao G1 sobre as folhas, que no candomblé é tratada com todo respeito, sendo considerado um dos assuntos mais sérios na religiosidade.

“Todo mundo pode tomar banho de folha, e isso pode ser feito em qualquer época do ano. Não existe um período certo para tomar o banho. No candomblé o banho é preparado por uma pessoa que é designada para isso. Fora do culto a folha deve ser esfregada até tirar o sumo e a água ficar verde. Depois a pessoa coa e toma o banho. Depois disso não se deve beber, nem utilizar nenhum tipo de droga e nem fazer sexo por 12 horas”, explicou Giroto.
O G1 esteve na tradicional Feira de São Joaquim, a maior de Salvador, para buscar na sabedoria popular dicas de simpatias para começar bem o ano de 2013. Tem opção para quem busca um novo amor, para quem quer saúde, boas energias e afastar maus fluidos e também para aqueles que querem sucesso no trabalho e dinheiro.
Quem ensina as simpatias é Rodrigo Menezes, gerente de uma loja de artigos para candomblé. Todas as receitas de banhos são para três pessoas. Se quiser fazer apenas uma vez, a quantidade dos itens pode ser reduzida. Todas as folhas usadas nos banhos podem ser encontradas em feiras populares ou em casas especializadas em artigos do Candomblé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário