> TABOCAS NOTICIAS : Da 'inauguração' a despedida: Gre-Nal moldou a história de 58 anos do Olímpico

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Da 'inauguração' a despedida: Gre-Nal moldou a história de 58 anos do Olímpico


A história do estádio Olímpico teve inúmeros pontos altos, mas um jogo marcou presença repetidamente na memória dos torcedores: o Gre-Nal. Quis o destino que o maior clássico do Rio Grande do Sul - para alguns do Brasil ou até do Mundo - fosse também o último jogo oficial do 'Velho Casarão'. Desde os primeiros momentos, a 'inauguração' com goleada do Inter, passando pelo surgimento de Ronaldinho Gaúcho e títulos repetidos, o embate entre azuis e vermelhos fez do Olímpico mais Monumental.

1954  Grêmio 2 x 6 Inter - primeiro clássico no Olímpico e festa de Larry
Depois de inaugurar o estádio vencendo o Nacional, de Montevidéu, o Grêmio recebeu o Internacional para um clássico amistoso. O ambiente de festividade foi estragado, e bem, pelo rival. Ao ver o Inter abrir 4 a 1 no placar, o goleiro Sérgio dediciu abandonar o gramado. Irritado com a derrota parcial ele foi demovido da ideia por seus colegas de time e até adversários. Antes do apito final o camisa 1 do Grêmio ainda levou outros dois. Para o Inter a goleada foi a própria inauguração da casa adversária.

1977  Grêmio 1 X 0 Inter - Gol de André Catimba e a quebra na hegemonia
O Grêmio viu o Internacional vencer o Gauchão 8 vezes seguidas. Até 1977. O time tricolor comandado por Telê Santana se reforçou e tinha por objetivo único desbancar o adversário da hegemonia estadual. André Catimba marcou o gol e entrou para história. Ao receber de Yura, o atacante colocou na rede e saiu para comemorar dando uma cambalhota. Mas o salto falhou, ele se espatifou no chão, se machucou e precisou ser substituído. No fim do jogo, os rivais provocaram uma grande confusão. Com empurra-empurra e reclamações, o árbitro apitou antes do tempo e deu a vitória ao Grêmio.

1990  Grêmio 4 x 1 Inter - Hexacampeonato gaúcho para o time tricolor
Com hegemonia regional desde a metade dos anos 1980, o Grêmio garantiu a sexta taça seguida com a marca de seus principais jogadores da época. Assis, Cuca e Paulo Egídio – duas vezes, marcaram para o time gremista. A partida era a última de Cuca, atual treinador do Atlético-MG, que estava sendo negociado com o Valladolid da Espanha. O Gre-Nal não foi de decisão direta, mas com a vitória o Grêmio levou a melhor no quadrangular final. Além de ser goleado o Inter nem sequer ficou com o vice-campeonato daquele ano. Posto do Caxias.

1997  Grêmio 2 x 5 Inter - Desforra em era sem títulos e surge 'Uh, Fabiano'
No meio da supremacia do Grêmio, que conquistara inúmeros títulos nacionais e continentais seguidos, o Internacional deixou sua marca. E que marca. A desforra pela era sem taças vermelhas passou pelos pés de Fabiano. O jogo foi marcado por quatro expulsões, duas de cada lado, e pelo marcador dilatado. Fabiano comandou o Colorado na goleada mais célebre dos últimos anos no clássico. O camisa sete anotou dois gols e ainda contribuiu para que Christian, Sandoval e Marcelo completassem o marcador. A euforia vermelha rendeu fama ao atacante, que passou a ser chamado de “Uh, Fabiano”.

1999  Grêmio 1 x 0 Inter - Ronaldinho humilha Dunga e Grêmio faz a festa
Ronaldinho Gaúcho ainda era uma promessa, um menino franzino. Dunga havia voltado para o Inter, era a figura máxima do Colorado. E os dois se cruzaram na final do Campeonato Gaúcho de 1999. Melhor para o gremista. Ronaldinho anotou o gol do título e foi além, driblou Dunga duas vezes. Em um lance aplicou elástico no capitão do tetra. No outro deu um chapéu, quase no final da partida, para delírio da torcida azul.

2009  Grêmio 2 x 1 Inter - Gre-Nal do Centenário, Grêmio vence de virada
Em 2009 o Grêmio conseguiu duas marcas em um só clássico. Ganhou o Gre-Nal dos 100 anos e também findou a série de sete partidas sem êxito diante do Internacional. As façanhas foram possíveis com uma virada. Souza e Maxi López anotaram os gols depois de Nilmar abrir o escore. A partida no Olímpico teve homenagem ao time do Grêmio que ganhou o primeiro clássico, em 1909, pelo placar de 10 a 0.

Que o Gre-Nal desse 02 de dezembro de 2012 tenha a grandeza dos que já ocorreram. O encontro ocorre às 17h e vale pela 38ª rodada do Brasileiro. O Olímpico será substituído pela Arena ao fim deste ano. O novo estádio do Grêmio, localizado na zona norte de Porto Alegre, terá capacidade para 60,1 mil torcedores e promete ser o mais moderno do país.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário