> TABOCAS NOTICIAS : Igreja Católica australiana pede desculpas a vítimas de abusos sexuais

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Igreja Católica australiana pede desculpas a vítimas de abusos sexuais

O representante máximo da Igreja Católica na Austrália e arcebispo de Sydney, George Pell, pediu desculpas a vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e professores cristãos. Em seu discurso de Natal, Pell se disse envergonhado e chocado com os crimes e instou fiéis a buscarem refúgio na fé e em Deus para evitar os abusos.

- Meu coração e o coração de todos os fiéis e de todas as pessoas está com aqueles que não podem encontrar a paz nestes momentos, especialmente aqueles que foram agredidos por nossos companheiros cristãos, funcionários cristãos, sacerdotes, religiosos e professores - disse Pell. - Sinto profundamente por estes fatos.

Para grupos de apoio a vítimas, a Igreja Católica estaria se preparando para reconhecer seu envolvimento em casos de abuso de crianças na Austrália. Na mensagem de Natal, o arcebispo de Sydney, no entanto, não falou especificamente de casos envolvendo menores de idade.

No mês passado, o governo australiano anunciou a criação de uma comissão para investigar abusos sexuais de menores cometidos por membros de organizações religiosas, sociais e instituições estatais. A medida foi anunciado depois que a polícia do estado de Nova Gales do Sul acusou a Igreja Católica de acobertar casos de pedofilia, numa aparente tentativa de burlar investigações e ocultar provas que poderiam levar a processos judiciais.

Para ativistas da causa contra os abusos de menores, a mensagem de George Pell representa uma mudança cultural na Igreja. Porta-voz do grupo de apoio a vítimas Broken Rites, Wayne Chamley disse que a Igreja está começando a admitir sua parcela de envolvimento nos casos de pedofilia desde que o governo decidiu abrir o inquérito. De http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário