> TABOCAS NOTICIAS : JEQUIÉ-BA: “A meritocracia destrói o trabalho colaborativo entre os profissionais da educação e a comunidade escolar”

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JEQUIÉ-BA: “A meritocracia destrói o trabalho colaborativo entre os profissionais da educação e a comunidade escolar”

 Profª. Caroline Moraes

A Diretora Geral da APLB-Sindicato Delegacia Sindical do Sol/APROMUJE, profª. Caroline Moraes, em resposta a fala do Vereador José Simões, no programa “Jequié Urgente” da Rádio 93 FM, diz que defende o mérito como forma de reconhecimento do trabalho do professor efetivo, mas lamenta que isso esteja sendo usado de forma equivocada pelo vereador em questão. “Nós fomos sempre defensores que o mérito dos trabalhadores seja reconhecido, mas sabemos que isso está servindo para discurso de gestores que transformam o mérito num processo de disputa insana entre os trabalhadores ou entre as escolas”, diz a Profª. Carol. E ainda acrescenta, “o mérito é a avaliação da pontualidade, assiduidade, qualidade do trabalho, dedicação dos profissionais. Muito do que acontece de bom nas escolas e na educação se deve a esta dedicação dos profissionais que nela estão. Já a meritocracia defendida pelo vereador, faz uma comparação desigual, premiando com a função de gestão escolar, os profissionais que não fazem parte de um sistema municipal de ensino, e nem tampouco contribuíram para o fortalecimento desse sistema, essa meritocracia nada mais é do que interferir na autonomia da comunidade escolar, na sua democracia, tão duramente conquistada pelo povo brasileiro”. 

Para a profª. Carol, a meritocracia destrói o trabalho colaborativo entre os profissionais da educação e a comunidade escolar. “Se a meritocracia concorresse para a melhoria no desempenho dos profissionais seria bom, mas isso não acontece. O que deverá acontecer é a competição entre profissionais e isso esgarça as ações de solidariedade que tem que existir nas escolas. Esse tipo de ambiente em nada favorece a escola pública”, finaliza.

Tiago Henrique - Jornalista DRT/BA 3830
Assessor de Imprensa da APLB/Sindicato - Jequié-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário