> TABOCAS NOTICIAS : Mais durável, madeira plástica evita derrubada de árvores

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mais durável, madeira plástica evita derrubada de árvores

madeira.jpg
Menos 180 mil árvores derrubadas em seis anos, devido à produção de uma única fábrica. Esta é a matemática que rege um novo setor que está crescendo cada vez mais no Brasil. Eles demonstram que para ter imóveis de qualidade não é necessário desmatar um bem tão precioso como as árvores. A solução? Madeira plástica.

ecoblock.jpgBem semelhante à natural, as vantagens de adquirir este tipo de material vão além dos benefícios causados pelo simples fato de poupar árvores. Resistente ao sol, frio e maresia, a madeira plástica tem, em média, meio século de vida. E são 50 anos com muito pouco desgaste, uma vez que o material é impermeável, fácil de limpar, manusear, já vem envernizado, não dá cupim, mofo nem apodrece.
Se na hora do consumo a madeira plástica possui vantagens em relação a convencional, a fabricação do material não deixa a desejar. Em geral, a madeira é composta por uma combinação de plástico reciclável e algum outro material, como o pigmento e compostos químicos, ou ainda fibras vegetais. São quatro tipos de composições possíveis, conforme a porcentagem de madeira, PVC, polietileno e fibras usados na mistura. E já há fábricas que dispensam a utilização de água na produção.
Assim, uma mesa de madeira plástica pode muito bem ter sido um frasco de xampu e casca do coco em sua “vida passada”. Ponto para o meio ambiente, pois, além de preservar árvores em pé, retira de circulação embalagens plásticas prejudiciais ao ecossistema e reaproveita materiais que teriam o lixo como destino.

Mercado
Apesar das vantagens, a indústria de madeira plástica ainda é tímida no País. Desconhecida e com menos de uma década de vida, o setor continua a ser liderado, com folga, pela madeira convencional. Mas segue em expansão. Pioneira no Brasil, a empresa Ecoblock viu sua produção pular de 150 para 500 toneladas mensais desde que começou, há oito anos.

O valor é um pouco mais elevado do que a madeira natural, em média 30%. No entanto, em algumas regiões, o custo chega a ser comparável com o da madeira de lei, garante a consultora da empresa Ecoblock, Gabriela Borges. Além disso, pagar mais no momento da compra pode significar economia a longo prazo, uma vez que o material praticamente não exige manutenção.
De acordo com Gabriela, a sustentabilidade do produto agrega valor, mas não é o fator principal para os consumidores optarem pela alternativa. “Em geral, os clientes compram por ser mais durável”, afirma.
Contudo, ela conta ainda que a preocupação com meio ambiente é uma marca do setor. “O que para os outros é lixo, para a gente é matéria-prima. Mas o Brasil ainda não tem uma mentalidade da reciclagem”, lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário