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segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Saiba qual tipo de gestor você seria


Clássico, colaborativo, analítico, inspirador. Se você estivesse à frente de uma equipe, que tipo de gestor você seria? Pensando em descobrir o perfil que mais se encaixa com sua personalidade, a consultoria Robert Ralph criou um teste (clique aqui e responda ao questionário). A opção mais escolhida (a, b, c ou d) revela o estilo mais provável de gestor. Se obteve marcação similar em dois deles, pode significar que você adota estilos diferentes, dependendo da situação. Isso se chama “liderança situacional”, segundo a Robert Ralph.

Saiba mais sobre todos os estilos de gestor abaixo:

Clássico - O fato de assumir o controle e ter pensamento comercial faz de você um líder natural. Altamente competitivo e focado em resultados, você joga para vencer e quer que seus funcionários façam o mesmo. Você é excelente para definir objetivos e elevar os padrões. Pode tomar decisões difíceis rapidamente ou adaptar sua estratégia para assegurar que o trabalho seja entregue no prazo. Os membros da sua equipe sabem o que é esperado deles, e você é adepto à atribuição de funções do projeto baseado nos pontos fortes dos indivíduos. Não há surpresas quando se trata de revisões anuais: você fornece um retorno sincero regularmente, com base nos resultados alcançados. Embora você defina expectativas claras e procure por maneiras de tornar os projetos mais eficientes, você nem sempre fornece informações suficientes sobre como alcançar os resultados que está procurando. Isso é bom para os funcionários que preferem a autonomia, mas pode ser um desafio para aqueles que querem receber mais orientação. Tente explicar como os funcionários devem realizar suas tarefas ou deixe-os sob a orientação de alguém que possa carregá-los sob as asas ao embarcarem em novos projetos. Além disso, mantenha em mente que o seu foco em resultados às vezes pode fazer com que pareça frio ou distante. Separe um tempo de vez em quando para ter conversas amigáveis com os membros da equipe e mostrar seu lado pessoal.


Dicas para o gestor clássico:
- Entenda que seus funcionários podem precisar de ajuda com os detalhes e esteja disposto a discutir pormenores do projeto;
- Separe um tempo para conhecer seus funcionários em um nível pessoal;
- Modere as críticas com um retorno positivo;
- Certifique-se de definir expectativas e prazos justos;
- Separe um tempo para ajudar no desenvolvimento dos funcionários.

Colaborativo - Um gestor generoso com excelente capacidade de ouvir, você está mais do que disposto a “defender sua equipe” e passa bastante tempo trabalhando no desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Você possui uma compreensão profunda da dinâmica da equipe e é ótimo em promover a cooperação entre grupos diversos. Você escuta mais do que fala e tenta guiar sua equipe para encontrar suas próprias soluções, ao invés de lhes dizer o que fazer. Isso os ajuda a se tornarem confiantes em suas habilidades. Você também é focado na condução do processo e gosta de trabalhar com parâmetros bem estabelecidos. Isso pode ser desafiador quando se está orientando membros da equipe que prosperam ao entrarem em território inexplorado: a sua tendência pode ser a de atuar em terreno seguro, em vez de explorar os limites. Quando confrontado com o desconhecido, toma uma posição para assumir riscos calculados e incentiva sua equipe a fazer o mesmo. Além disso, tome cuidado para não se sacrificar muito pelos seus funcionários e colegas. Sua tendência é ser generoso, mas às vezes o bom pode se tornar demasiado. Seus funcionários precisam, por vezes, aprender com seus próprios erros em vez de serem salvos pelos seus esforços.

Dicas para o gestor colaborativo:
- Incentive os funcionários a tentar coisas novas e a estarem abertos para correr riscos inteligentes;
- Conduza os funcionários para o sucesso, mas permita que eles aprendam com os erros;
- Trabalhe com seus funcionários no estabelecimento de metas específicas para cada projeto;
- Esteja disposto a criticar quando necessário;
- Fale mais ao longo do tempo, em vez de ceder à pressão.

Inspirador - Uma “pessoa de ideais”, você possui criatividade de sobra e está sempre disposto a ajudar sua equipe no debate da próxima grande ideia ou solução de um problema. Você estimula seus funcionários a pensar além dos parâmetros usuais e você consegue se adaptar facilmente às mudanças. Se alguém lhe traz uma ótima ideia, você vai defendê-la e colocará em prática sua forte habilidade de negociação. Você aprecia formas inovadoras de pensamento e recompensa sua equipe por desbravar novos caminhos. Você conhece sua equipe pessoalmente e está sintonizado com seus sonhos e aspirações. Seu interesse na carreira e no bem-estar dos membros de sua equipe o ajuda a inspirá-los e estimula a produtividade. Enquanto o forte entusiasmo e o estilo voltado à solução de problemas fazem de você uma pessoa divertida de se trabalhar, é possível que você defenda mais a sua equipe do que consiga gerenciá-la adequadamente, o que pode levar à frustração ou até o esgotamento do funcionário. Certifique-se de fornecer à sua equipe recursos suficientes para garantir boas ideias.Você também pode se cansar com facilidade e abandonar as ideias e projetos tão rapidamente quanto os abraçou. Nos negócios, apesar de uma “rápida falha” poder se tornar um acontecimento, mover-se de um projeto para outro pode parecer leviano. Certifique-se de que os funcionários compreendem o raciocínio por trás de suas ações para mantê-los comprometidos.

Dicas para o gestor inspirador:
- Pense nos recursos necessários para os projetos antes de concordar em levá-los adiante;
- Ao mudar de direção, certifique-se de que os funcionários saibam a razão da mudança;
- Evite a ânsia por mudança porque pessoalmente você não gosta da rotina;
- Esteja disposto a dar notícias mal aceitas quando necessário;
- Esteja ciente dos preconceitos pessoais e tente ser objetivo em sua avaliação de desempenho do funcionário.

Analítico - Você comanda seu departamento como uma máquina bem lubrificada: a organização e o planejamento cuidadosos são as marcas registradas do seu estilo de gestão e seus funcionários sabem o que esperar a cada dia. Você os estimula a atualizar suas habilidades e a utilizar o pensamento crítico para criar estratégias sólidas de negócio. Isso vem de sua habilidade natural de solucionar problemas. Quando eles trazem ideias, você as coloca à prova e verifica se elas valem o investimento. Esse veto cuidadoso das iniciativas resulta em projetos concluídos a tempo e sem surpresas. Sua análise atenta das situações pode afastar os resultados mais desagradáveis, mas os erros ainda acontecem. Quando isso ocorre, é possível que você comece a questionar tudo, o que pode fazer com que seus funcionários percam a confiança e tornem-se avessos ao risco. Na ocorrência de erros, tente chegar à raiz do problema, mas lembre-se de não ser excessivamente crítico. Oriente seus funcionários sobre como seguir em frente e certifique-se de abordar o lado humano do erro: a sua equipe pode precisar de incentivo mais do que críticas. Separe tempo para analisar como você pode dar apoio emocional à sua equipe, juntamente com o auxílio técnico e recursos de que precisam para obterem sucesso.

Dicas para o gestor analítico:
- Certifique-se de ter um relacionamento de nível pessoal com seus funcionários para que eles possam entender suas motivações;
- Tente não focar muito os detalhes quando os funcionários estiverem discutindo ideias gerais com você;
- Dê aos funcionários, que são mais impulsionados por ideias, o espaço suficiente para experimentarem coisas novas fora dos processos habituais;
-Tente ver além dos fatos como os projetos ou ideias fazem os membros da equipe se sentirem;
- Não tenha uma reação exagerada quando ocorrerem erros. De http://oglobo.globo.com/

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