> TABOCAS NOTICIAS : Futebol Carioca> Veja como seu time chega para o Estadual

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Futebol Carioca> Veja como seu time chega para o Estadual


HOME - Fred/Seedorf/Dedé/Elias

Do Lancenet
O Campeonato Carioca chega à sua 112ª edição neste fim de semana tentando manter a alcunha de Estadual mais charmoso do Brasil. Ainda sem o Maracanã, em obras para a Copa das Confederações-2013 e Copa do Mundo-2014, o Engenhão voltará a ser palco dos clássicos e dos principais jogos. E o desafio é se recuperar do fracasso de público de 2012, quando o que mais se viu foram arquibancadas vazias e prejuízos nos borderôs.
Atual campeão brasileiro e carioca, o Fluminense surge como favorito para faturar o bicampeonato. Com o elenco mais poderoso e a base mantida de 2012, o Tricolor, porém, terá de dividir as atenções com a Libertadores, que virou uma obsessão para seu torcedor. Assim, o Flu vai utilizar uma equipe reserva em alguns jogos, como na estreia diante do Nova Iguaçu.
Quem corre por fora, pelo menos na teoria, é o Botafogo. Com Oswaldo de Oliveira mantido no cargo, a equipe perdeu poucas peças e se reforçou em posições carentes, como no ataque, na zaga - com Bolívar, ex-Internacional - e nas laterais. Outro trunfo é poder atuar em casa nos grandes clássicos.
Flamengo e Vasco, apesar da grande tradição e força da torcida, ficaram enfraquecidos e a princípio poderão ter mais dificuldades. O Vasco por exemplo fez uma ampla reformulação, após jogadores como Juninho, Alecsandro e Fernando Prass terem deixado o clube. Já o Fla, sob nova administração, adotou a política de enxugar gastos e perdeu Vagner Love, trazendo por enquanto apenas Gabriel (ex-Bahia), Elias (ex-Sporting) e João Paulo (ex-Mogi Mirim).

MUDANÇAS NO REGULAMENTO
O Campeonato Carioca deste ano apresenta algumas mudanças no regulamento. Este ano, os cruzamentos foram invertidos. Na Taça Guanabara, as equipes de um grupo enfrentam as do outro, e na Taça Rio o duelo ocorre dentro das chaves. Nas semifinais de cada turno, o dono da melhor campanha pode jogar pelo empate. Na final, se houver apenas um líder do grupo classificado, este também joga pelo empate.
Além disso, haverá a entrega de dois troféus adicionais. A equipe grande que somar o maior número de pontos nos clássicos (sem contar semifinais e finais) receberá o Troféu Super Clássico. Da mesma maneira, a equipe de menor investimento que somar o maior número de pontos em seus jogos - excetuando-se os contra os grandes - ganhará o Torneio Extra.

ALÇAPÕES E HORÁRIOS MALUCOS
O Campeonato Carioca de 2013 reservará também mudanças nos estádios utilizados. O Flamengo, que só jogou no Engenhão, em Macaé e em Volta Redonda no ano passado, vai enfrentar o Madureira no acanhado estádio da Rua Conselheiro Galvão e atuará também em Moça Bonita, estádio do Bangu que teve seu gramado reformado com a ajuda do Audax Rio, recém-promovido e que mandará seus jogos lá.
Além disso, haverá jogos em horários comerciais, como na segunda rodada, quando a tabela marca Madureira x Flamengo e Bangu x Botafogo para as 17h de quarta e quinta-feiras, respectivamente. O tão contestado horário do sábado à noite será utilizado também, como nos jogos Resende x Vasco (dia 26 de janeiro) e Quissamã x Fluminense (2/2). O Clássico dos Milhões, Vasco x Flamengo, será numa quinta-feira, dia 31 de janeiro, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário