> TABOCAS NOTICIAS : Nome sujo, o que fazer?

domingo, 13 de janeiro de 2013

Nome sujo, o que fazer?


Se você acabou não seguindo nossas dicas de economia doméstica, não fez o controle dos seus gastos no seu orçamento doméstico e acabou entrando numa maré de dívidas, tome cuidado para não ter seu nome registrado nos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito. A melhor saída é sempre tentar negociar a dívida antes de deixar isso acontecer - mas se você já ficou com o nome sujo na praça, saiba que tem solução e que você não precisa nem pagar uma empresa para resolver isso por você.
Segundo a Fundação Proteste, quem está endividado muitas vezes pensa que uma empresa especializada no ramo pode tirá-lo da lista negra de inadimplentes sem trabalho nenhum. Mas, para o Proteste, o melhor jeito de limpar seu nome é percorrendo o caminho das pedras sozinho, sem gastar mais dinheiro ainda com uma empresa - pois lembre-se: você terá que pagar as dívidas e depois pagar a tal empresa. E como informação é de graça, não vale muito mais a pena correr atrás do passo a passo para fazer tudo sozinho e economizar esse dinheiro?
Você também pode optar em não pagar a dívida e esperar a mesma "caducar" em 5 anos nos órgãos de proteção ao crédito para ver seu nome limpo novamente. Mas pense bem: durante esse tempo, você não poderá abrir conta em bancos, fazer compras parceladas e até pode te complicar se estiver procurando emprego, pois muitas empresas consultam o seu CPF antes de fazer a contratação.
Assim, se você optar pela negociação da dívida junto com a empresa credora, eles mesmos se encarregam de retirar o seu nome desses órgãos de proteção ao crédito ? e muitos consumidores estão optando por este caminho. Saiba que esta negociação também pode ser feita com a ajuda da Proteste, caso você tenha dúvidas.
Veja a seguir as dicas da Proteste para você limpar seu nome sozinho, sem precisar gastar mais ainda com serviços terceirizados:
Pagando a dívida: assim que você quitar a dívida com o credor em questão, pelo Código de Defesa do Consumidor é dado 5 dias úteis para que seu nome seja retirado do cadastro desses órgãos de restrição. Um acordo parcelado também conta como quitação de dívida, pois, na verdade, você está negociando uma dívida em atraso e fazendo outra para pagar em outras datas de vencimento. Assim, com o pagamento da primeira parcela sob a nova negociação, o credor deve limpar seu nome imediatamente, não precisando que você quite a dívida integralmente para ver seu nome fora do Serasa e SPC.
Não pagando a dívida e esperando o prazo de 5 anos: de acordo com o artigo 206, parágrafo 5º do Novo Código Civil, qualquer credor tem o prazo de 5 anos para cobrar a dívida. Quando este prazo termina, a dívida não pode ser cobrada na justiça, e seu nome não deve mais constar em nenhum órgão restritivo. Além dessa alternativa complicar sua vida durante 5 anos, algumas empresas acabam recadastrando dívidas que já caducaram, deixando os consumidores com mais 5 anos de nome sujo. E aí, já pensou a dor de cabeça de ter que entrar com uma ação na justiça para fazer a empresa retirar seu nome desses órgãos, e ainda pagar danos morais e etc? Fique de olho para fazer sempre a coisa certa e não ter ainda mais problemas! De http://www.consul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário