> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE MARÇO

terça-feira, 5 de março de 2013

05 DE MARÇO


5 de Março – Dia do Filatelista Brasileiro

Olho_de_boi_selo
05 de março é data da Reforma Postal de 1829, assinada por D.Pedro I. Foi o primeiro regulamento postal exclusivamente brasileiro, após a Independência, pois até então valiam os regulamentos portugueses. Este regulamento estabeleceu novas linhas postais, criou portes e administrações postais nas capitais das províncias e regulou por muitos anos o tráfego postal. Apesar de ser uma data POSTAL e não FILATÉLICA, foi adotada como o Dia do Filatelista. Pouco comemorada e pouco aceita, pela razão acima, já foi muito mais comemorada, por volta de 1970/1980.

Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas. Mais em Fonte: Dicionário de Filatelia / Wikipédia

5 de Março – Dia Nacional da Música Clássica

villa_lobos
O então presidente da República Lula da Silva assinou o Decreto que instituiu a celebração em 5 de março do Dia Nacional da Música Clássica. O dia escolhido recaiu na data de nascimento de um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos.

Com o Decreto espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens. A partir de agora, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba; além de 5 de março.
O público de música clássica no Brasil cresce a cada dia. Em 6 anos, o público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo subiu de 68.134 para 172.879 espectadores.
No Rio de Janeiro, as estatísticas apontam um crescimento expressivo tanto no leque de programações como no público, que ganha perfil eclético.
O Brasil realiza hoje em torno de 60 festivais por ano de música clássica, que vem batendo recordes de público a cada edição. O maior deles, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão mantem um público anual em torno de 80 mil pessoas.
Fonte: Audições Brasileiras / Revista Cello

Nenhum comentário:

Postar um comentário