> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE MARÇO

quinta-feira, 14 de março de 2013

14 DE MARÇO


14 de Março – Dia Nacional da Poesia

poesia1
O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, grande escritor baiano, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os Escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas Flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.
Antigamente os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se “estrofe”. Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época. Mais em Fonte: IBGE Teen / Portal São Francisco

14 de Março – Dia Internacional de Ação Pelos Rios – International Day of Action for Rivers

ação_rios1
Em 1997, em Curitiba, a declaração final do I Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens e de seus aliados, afirmou: “Para simbolizar a nossa crescente união, nós declaramos que o dia 14 de março, o dia brasileiro de Lutas Contra as Barragens, a partir de agora torna-se o Dia Internacional de Ação Contra as Represas e pelos Rios, a Água e a Vida “.

O desenvolvimento de represas em territórios dos povos marginalizados quase universalmente tem sido uma história de promessas quebradas, meios de vida prejudicados, sítios culturais inundados e perdas espirituais. Mas uma nova história está se desdobrando, onde os povos atingidos, que enfrentam desigualdades aparentemente impossíveis, estão prevalecendo com a ocorrência da restauração dos rios e os esforços para reparar os danos passados estão sendo iniciados. Mais em Fonte: International Rivers / Proteger / International Rivers

14 de Março – White Day

whiteday-3
White Day (ホワイトデー, literalmente em português, Dia Branco) é celebrado no Japão, Coreia e Taiwan, em 14 de março, um mês depois do Dia de São Valentim.

No Dia de São Valentim as mulheres dão presentes e chocolates aos homens. No White Day é a vez dos homens, retribuindo com chocolate branco e outros presentes.
O feriado começou em 1965, quando um fabricante de marshmallow começou a vender a ideia aos homens de que eles deveriam retribuir às mulheres que lhes deram chocolates, com  presentes e marshmallows. Originalmente, o dia foi chamado de Dia dos Marshmallows, e mais tarde mudado para White Day.
Logo, as companhias de chocolate perceberam que podiam capitalizar em cima desse dia também e começaram a vender a ideia de dar chocolate branco. Agora, os homens japoneses dão marshmallows, chocolate branco e não branco, bem como outros presentes comestíveis e não-comestíveis para as mulheres que foram gentis o suficiente para pensar neles e presenteá-los com chocolate no Dia de São Valentim, um mês antes.
White Day is a day that is marked in Japan, South Korea, Taiwan and China on March 14, one month after Valentine’s Day. Fonte: Wikipédia

14 de Março (Data Móvel) – Dia Mundial do Rim – World Kidney Day

kidney_day
Instituído pela Sociedade Mundial de Nefrologia, comemora-se anualmente a cada segunda quinta-feira de março o Dia Mundial do Rim. O objetivo é divulgar e prevenir a doença renal.

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido no mundo e no Brasil. Alguns referem-se à doença como a “nova epidemia do século 21″. O aspecto mais preocupante é que o indivíduo pode ter a doença renal e não apresentar sinais ou sintomas que o alertem para o problema e só vir a descobrir a doença numa fase muito avançada, em que as alterações são irreversíveis. No Brasil, estima-se que 1 milhão de pessoas tenha problemas renais, mas 70% não sabem disso.
Essas constatações são motivo de cuidados em relação aos indivíduos que fazem parte de grupos de risco para o desenvolvimento de doenças dos rins, entre eles hipertensos, diabéticos e parentes de portadores de algumas doenças dos rins. Diabetes e hipertensão arterial são doenças frequentes e correspondem às duas principais causas de insuficiência renal que leva à diálise no Brasil e em muitos países. Mais em Fonte: Agencia POA / World Kidney Day / Kidney Health


Nenhum comentário:

Postar um comentário