> TABOCAS NOTICIAS : 15 DE MARÇO

sexta-feira, 15 de março de 2013

15 DE MARÇO


Dia da Escola - 15 de março
Além disso, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Já parou para pensar quanto tempo passamos na nossa escola? É isto mesmo, grande parte ou quem sabe até a maior parte do nosso dia.
Lá encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos os dias prontos para passarem um novo assunto. Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário.
A escola, enfim, é como se fosse a nossa segunda casa, por isto é importante aproveitar esta data e tratá-la com carinho!
Aproveite para fazer algo de positivo como preparar um mural bem bonito ou arrumar e enfeitar o pátio para celebrar o dia da escola!

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.

A educação no Brasil, infelizmente, ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e o índice de evasão escolar está cada dia menor. De http://www.portalescolar.net/2011/02/15-de-marco-dia-da-escola.html

15 de Março – Dia Internacional Contra a Violência Policial – International Day Against Police Brutality

violencia-policial2
O Dia Internacional Contra a Violência Policial ocorre em 15 de março. Ela começou em 1997 como uma iniciativa do Montreal Collective Opposed to Police Brutality e o grupo Black Flag, na Suíça. A data foi escolhida inicialmente por conveniência (15 de março de 1997 caiu em um sábado), embora desde o ano de 2000, tem sido muitas vezes ligado a um alegado incidente em que duas crianças, com idades entre 11 e 12, foram espancadas até a morte pela polícia suíça.

Relatório da Anistia Internacional critica violência policial no Brasil. Para a ONG, há ligação entre a violência atual com a impunidade na ditadura. Entidade critica alterações ao Plano Nacional de Direitos Humanos.
A precariedade do sistema carcerário e a violência policial foram os principais motivos de crítica ao Brasil na edição 2010 do relatório anual sobre direitos humanos da Anistia Internacional.
Entre alguns dos casos citados no relatório ligados à violência policial, a Anistia criticou estratégias como operações policias ostensivas que preveem a ocupação de comunidades por longos períodos com justificativa no combate ao narcotráfico. Segundo a entidade, nesses casos há registros de queixas por de membros da comunidade de “uso excessivo de força, intimidações, revistas arbitrárias e abusivas, extorsão e roubo por parte dos policiais”. No Rio de Janeiro, a Anistia destaca principalmente a disseminação das milícias, as quais controlam diversas comunidades. Fonte: Wikipédia / Reporter 24 horas

15 de Março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – World Consumer Rights Day

direitos-consumidor3
No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, em homenagem ao então presidente norte-americano John F. Kennedy, que enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre estes o direito à segurança, informação, à escolha e o direito de ser ouvido.

Em 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas adotou a Resolução 39-248, que determinou Diretrizes para a Proteção do Consumidor, em virtude de grandes transformações da tecnologia e economia mundial.
O Código de Defesa do Consumidor no Brasil foi aprovado apenas em 11 de setembro de 1990, tendo como direito básico: a proteção da vida, saúde e segurança; a educação e divulgação sobre consumo de produtos; a informação adequada e clara; a proteção contra a publicidade enganosa; reparação de danos patrimoniais e morais, sendo coletivos e individuais; a facilitação da defesa dos direitos do consumo e outros.
Claro que este código brasileiro não é apenas para punir quem pratica atos ilícitos ou enganosos do direito do consumidor, mas serve também para conscientizar regras de consumo entre as partes. Fonte: Portal São Francisco / Consumers International

15 de Março (Data Móvel) – Dia Mundial do Sono – World Sleep Day
sleep1
Data instituída pela OMS. É comemorado na sexta-feira antes do começo da Primavera no Heminsfério Norte.

O sono é um indicador de saúde. Uma boa noite de sono ajuda a repor as energias e, de acordo com estudos recentes, pode até garantir um peso adequado. No entanto, a evolução do homem tem interferido cada vez mais nesse momento revigorante e tão indispensável para a qualidade de vida. O homem moderno dorme duas horas a menos que há cem anos atrás e a luz elétrica é uma das grandes responsáveis por isso.
Até a invenção da lâmpada elétrica, o sol era quem comandava a vida. Bastava anoitecer e todo mundo ia para a cama dormir tranquilamente. No entanto, com o advento da eletricidade, a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono e que só é secretado no escuro, passou a ficar comprometida. Com isso o homem moderno começou a dormir menos.
É claro que a luz elétrica não leva toda a culpa. Um bom sono depende de diversos fatores, externos e internos, e podem incluir desde a qualidade do colchão e do travesseiro até os hábitos alimentares da pessoa. Fatores da vida moderna como ansiedade e estresse, por exemplo, têm sido apontados cada vez mais como destruidores de uma boa noite de sono, comprometendo a disposição e o rendimento no dia seguinte.  Fonte: Vya Estelar / Master Your Sleep / World Sleep Day


Nenhum comentário:

Postar um comentário