> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE MARÇO

quarta-feira, 20 de março de 2013

20 DE MARÇO

20 de Março – Dia Internacional da Felicidade – International Day of Happiness

felicidade
As Nações Unidas instituíram 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. A data, que se junta agora ao calendário da ONU de dias internacionais, foi aprovada numa resolução da Assembleia Geral da ONU. A felicidade passa a ser um dia mundial como a poesia ou a da ave migratória, por exemplo.
“A busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental”, diz a resolução, aprovada por unanimidade pelos 193 membros da assembleia.
A instituição do dia da felicidade era parte de uma campanha diplomática do reino do Butão, país que tem um índice nacional de felicidade bruta.
Muitos governos dizem que novos elementos, entre eles a felicidade, devem ser incorporados às formas de se medir a prosperidade, dominadas por indicadores econômicos. Mais em Fonte: Unesco / DN Globo

20 de Março – Dia Internacional da Francofonia – International Day of the Francophonie

francofonia3
O mundo inteiro comemora no dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, uma ocasião para celebrar a língua francesa, grande laço que não une somente 170 milhões de locutores recenseados pelo mundo, mas, também, 710 milhões de pessoas que vivem nos 63 Estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (OIF). O objetivo do evento é oferecer atividades culturais diversas, tais como: teatro, torneios, palestras, filmes, exposições, apresentações musicais entre outras atividades, difundindo e divulgando a cultura francófona.

A data foi escolhida e conservada em homenagem à assinatura do tratado da criação da ACCT – “Agence Intergouvernamentale de la Francophonie” (Agência Intergovernamental da Francofonia) – operador principal da OIF, em 1970, na cidade de Niamey – Nigéria.
Apesar de que a França é a terra natal da língua francesa, e de que além disso, ela divulgou e impôs o idioma por onde pôde, não é admitida como a “proprietária” dela, tampouco da francofonia, pois esta nasceu da iniciativa de três eminentes francófonos não franceses: Félix Houphouêt-Boigny – Costa do Marfim, Habib Bourguiba – Tunísia e Hamami Diori – Nigéria.
Considerada como ambígua, a Francofonia é difícil de ser definida. Os franceses sempre acharam natural que sua língua materna fosse amplamente divulgada, pois consideram-na necessariamente universal em oposição a anglo-americana, que seria a língua global. Mais em Fonte: Revista Espaço Acadêmico / Organisation Internationale de la Francophonie / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário