> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE MARÇO

quinta-feira, 21 de março de 2013

21 DE MARÇO

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO
A negação da existência do racismo é uma das formas mais cruéis de racismo, quando ele existe de fato . 

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos, no dia 21 de março. A data foi instituida pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na cidade de mesmo nome, na África do Sul, em 21 de março de 1960.


No Brasil, o sonho de um país sem preconceitos de raça ou de cor, de uma sociedade em que as pessoas sejam valorizadas pelo seu conteúdo humano e não pela aparência, é, com certeza, o sonho da maioria dos brasileiros. Entretanto o sonho não corresponde à realidade, principalmente em relação aos que sofrem a discriminação. Pior ainda é insistir com os discriminados que eles não o são; ou, pior ainda: que eles é que discriminam, ou se discriminam. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/21-de-marco-dia-mundial-contra-o.html

21 de Março – Dia Mundial da Poesia – World Poetry Day

poesia1
A 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia e determinou a cada escritório regional que as comemorações sejam em escala nacional e internacional.

As atividades comemorativas devem ser organizadas por sociedades de poesia ou de escritores e poetas, jornais, periódicos especializados em cultura, literatura e artes, editoras que tenham coleções de poesia, teatros e casas de shows, especialmente em transmissões de rádio e TV, escolas e instituições preocupadas com a cultura.
Entre os objetivos da iniciativa da UNESCO está o incentivo e reconhecimento da poesia regional, nacional e internacional, e desencadear processos que devem servir para apoiar a diversidade linguística e cultural, utilizando a expressão poética, e oferecer a línguas ameaçadas de extinção a oportunidade de serem ouvidas na comunidade internacional. Mais em Fonte: ABRALI / Wikipédia

21 de Março – Dia Mundial da Síndrome de Down – World Down Syndrome Day

down2013
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

A síndrome de Down é a síndrome genética melhor conhecida. É responsável por 15% dos portadores de atraso mental que frequentam instituições próprias para crianças especiais. Sua primeira descrição clínica foi publicada em 1866 por Langdon Down. É também chamada de mongolismo devido à aparência facial de seus portadores.
O diagnóstico preciso é feito através do cariótipo que é a representação do conjunto de cromossomos de uma célula. O cariótipo é, geralmente, realizado a partir do exame dos leucócitos obtidos de uma pequena amostra de sangue periférico. É também possível realizá-lo, antes do nascimento, depois da décima primeira semana de vida intrauterina, utilizando-se tecido fetal. Mais em Fonte: Wikipédia / Cérebro & Mente / World Down Syndrome Day

21 de Março – Dia Mundial da Floresta – World Forestry Day

floresta3
A comemoração oficial do Dia da Árvore começou no estado norte-americano de Nebraska, em 1872. John Stirling Morton foi o responsável por difundir o conceito de dedicar um dia do ano a plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 – início da Primavera no Hemisfério Norte – foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países da Europa e do mundo. Mais em Fonte: Verbeat / DSE

21 de Março – Dia Internacional de Nowruz – International Nowruz Day

nowruz3
As Nações Unidas proclamaram 21 de março como Dia Internacional do Nowruz, festival persa celebrado há mais de 3 mil anos em várias partes do mundo. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU para promover o estudo das tradições e história do Nowruz, além de disseminar o conhecimento da data na comunidade internacional.

É uma festa tradicional iraniana que celebra o Ano Novo do calendário persa (primeiro dia da primavera). O Nowruz é comemorado por algumas comunidades no dia 21 de março, e por outras, no dia do equinócio de primavera – que pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março.
O Nowruz é celebrado há pelo menos 3000 anos e está profundamente enraizado nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo.
A saudação usual de ano novo é Noruz Mubarak (Feliz ano-novo). Na Turquia, diz-se Nevruz mübarek olsun (em turco) ou Cejna we pîroz be (em curdo). Mais em  Fonte: Unesco / Wikipédia / Radio ONU

21 de Março – Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial – International Day for the Elimination of Racial Discrimination

eliminação_racismo3
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.
Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Mais em Fonte: Wikipédia / UN




Um comentário:

  1. Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

    ResponderExcluir