> TABOCAS NOTICIAS : 24 DE MARÇO

domingo, 24 de março de 2013

24 DE MARÇO

INÍCIO DO CAMPEONATO AMADOR DE ITABUNA-BA 2013
O Campeonato Amador 2013 de Itabuna será iniciado neste domingo, 24, com um jogo isolado entre São Caetano e Atlético, às 10 horas, no Estádio Luís Viana Filho. De acordo com a tabela, elaborada pela LIF (Liga Itabunense de Futebol) a grande final será no 30 de junho, um domingo.
Além de São Caetano e Atlético, o campeonato terá a participação de 10 outros times, divididos em três grupos. A - São Caetano, Atlético, América e Londrina; B - Portimonense, Palmares, Itabuna e União Católica; C - Janízaros, Santa Cruz, Dallas e Vasco.
Nesta primeira fase, de acordo com o regulamento, os times jogarão dentro do próprio grupo. Classificam-se para a segunda fase: os dois primeiros colocados de cada grupo e ainda os dois terceiros colocados de cada grupo que obtiverem a melhor campanha.

24 de Março – Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas 

romero1
Óscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas, em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.
A resolução (A/RES/65/196) convida os Estados, as organizações e a sociedade civil para observar o novo dia internacional de forma adequada. O Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Violações Graves de Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas é, de igual modo, uma oportunidade para elogiar todos os destemidos que por todo o mundo têm dedicado as suas vidas à defesa dos direitos humanos e à luta para que estes sejam respeitados, apesar dos riscos que correm ao realizarem o seu trabalho.
On 21 December 2010, the United Nations General Assembly proclaimed 24 March as the International Day for the Right to the Truth concerning Gross Human Rights Violations and for the Dignity of Victims. Mais em Fonte: Unesco / Wikipédia

24 de Março – Dia Mundial da Tuberculose – World TB Day
TB_day
O Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, foi lançado em 1982 pela OMS em comemoração aos 100 anos da identificação do Mycobacterium tuberculosis por Robert Koch e é uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local que envolve todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra a doença. O objetivo é ampliar esforços para conseguir sustentação da luta contra a tuberculose, mobilizando comunidades, aumentando a consciência sobre o problema, incentivando governos e voluntários para investir no controle da doença.

A tuberculose é uma doença causada através da infecção peloMycrobacterium tuberculosis , também chamado bacilo de Koch. Esta doença é altamente contagiosa e se espalha através de gotículas que são expelidas por pessoas infectadas enquanto falam, espirram ou tossem. Entretanto, a transmissão somente ocorre nos casos de pessoas com a tuberculose infecciosa ativa.
Esta infecção tem seu início a partir do momento em que o bacilo alcança os alvéolos pulmonares e de lá, começa a se espalhar para os nódulos linfáticos e, em seguida, utiliza-se da corrente sanguínea para alcançar os tecidos mais distantes. A partir deste momento, a doença pode começar a se desenvolver.
Entretanto, nosso sistema imunológico é capaz de eliminar a maioria dos bacilos, normalmente ele consegue evitar a multiplicação deste microorganismo em 90% dos casos.
Nos casos em que o bacilo de Koch escapa das defesas do sistema imunológico, a tuberculose poderá se manifestar logo após a infecção, ou após vários anos.
Na grande maioria dos casos, a tuberculose afeta principalmente os pulmões. Seus principais sintomas são tosse prolongada, dor no peito, febre, calafrios, fadiga, suores noturnos, perda de peso e de apetite. Mais em Fonte: SPPT / Toda Biologia / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário