> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE MARÇO - DIA DO DIAGRAMADOR E REVISOR JORNALISTA

quinta-feira, 28 de março de 2013

28 DE MARÇO - DIA DO DIAGRAMADOR E REVISOR JORNALISTA


Você geralmente encontra na primeira página de um grande jornal, títulos e textos, sob responsabilidade do jornalista, além de fotografias e ilustrações, a cargo do fotógrafo e ilustrador, respectivamente. 

Indicando o lugar do texto e da imagem na página, há quem se preocupe com o todo, de modo harmônico e criativo. Esse alguém é o diagramador, o profissional responsável pela distribuição do material jornalístico no interior das páginas de uma publicação.


Diagramador

Numa editora, o diagramador é quem calcula a quantidade de textos, fotos e ilustrações na página, além do número de páginas da publicação. Também é responsável pela escolha do tipo de letra a ser usado.
Ainda não existe curso superior de diagramação. Apenas disciplinas que fazem parte dos cursos de Comunicação Social, Desenho Industrial e Comunicação Visual, onde se aprendem técnicas específicas para o desenvolvimento do trabalho.
O diagramador, hoje em dia, seja de jornal, revista ou livro, atua na área de editoração eletrônica, aproveitando o avanço proporcionado pelo desenvolvimento tecnológico. Ferramentas modernas, como os programas de computador Photoshop, Adobe Pagemaker, CorelDraw!, Quarkexpress, auxiliam na execução do seu trabalho.

Revisor e diagramador - funções do jornalista
Segundo o decreto-lei nº 972 de 17 de outubro de 1969 que regulamenta a profissão de jornalista, uma das funções que pode desempenhar é a de revisor, sendo responsável por rever as provas tipográficas das matérias escritas pelos repórteres.
O jornalista também pode atuar como diagramador, devendo planejar e executar a distribuição das matérias, fotos ou ilustrações no interior da página de um jornal ou revista.
Pioneiro na profissão

O famoso escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos pioneiros na profissão de revisor.
Nascido em 21 de junho de 1839, filho de um pintor de paredes e de uma imigrante portuguesa, atuou na profissão antes de atuar como escritor e jornalista.
Autodidata que se formou na biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio, seu primeiro emprego foi de aprendiz de tipógrafo aos 17 anos de idade, começando a escrever durante seu tempo livre.
Sua primeira poesia data dos 16 anos. Machado de Assis se consagra, porém, nove anos mais tarde, com o livro "Crisálida". Suas obras mais conhecidas são "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Esaú e Jacó".

Revistas e Jornais
Quantos erros poderiam ser corrigidos antes da publicação de um jornal ou de uma revista! Até mesmo periódicos de grande circulação possuem falhas em suas versões impressa e on-line.

Erros gramaticais, parágrafos incompletos e frases sem sentido podem ser evitados com uma boa revisão.
A Versão Integral é formada por uma equipe sempre atualizada quanto aos temas nacionais e internacionais, nas áreas política, econômica, científica e cultural, entre outras, contando também com assessoria em áreas técnicas, biomédicas e de informática.

Fôlder
O fôlder é um negócio sério: uma vez impresso, não há como voltar atrás e corrigir erros, frases sem sentido ou apresentação ruim.
A Versão Integral pode orientá-lo na produção de seu texto, destacando e distribuindo as informações de forma coerente, original e harmoniosa, o que desperta o interesse do leitor por seu produto ou serviço.

Flyer
Imagine o dinheiro jogado fora quando você se dá conta de um erro monumental DEPOIS da impressão de um flyer.
E, pior ainda, se o erro passar despercebido nos flyers – ele chamará a atenção e ficará na memória das pessoas, mais do que o próprio evento que divulga.
A Versão Integral pode orientá-lo, visando um resultado original e harmonioso para o seu flyer, com coerência e precisão de informações.

Livros
Os livros, mesmo com o expediente da correção, muitas vezes deixam passar erros de digitação e até de informação.
Nós da Versão Integral, além de termos experiência na revisão de textos, somos uma equipe em constante atualização de informações nas áreas política, econômica, cultural e científica, o que nos capacita no trabalho com variados temas e diferentes estilos.

Livros didáticos
Livros didáticos também podem apresentar falhas ortográficas, gramaticais e mesmo nas informações, por mais cuidadosa que tenha sido a sua produção.
A Versão Integral conta com a experiência multidisciplinar de seus integrantes, oferecendo uma revisão pedagógica completa para o seu texto de livro didático.

Manuais
Já aconteceu de você não conseguir entender parágrafos inteiros de um manual que, portanto, deveria ensinar como utilizar um produto ou serviço?

A revisão de um manual é muito importante. As informações devem estar claras e precisas, caso contrário, podem dificultar a utilização de um produto ou serviço, ou acarretar o uso inadequado dos mesmos.

Garantimos clareza e objetividade nas informações de seu manual, para que a linguagem técnica e os textos explicativos apresentem coerência e linguagem acessível aos leitores.

Textos de laboratórios farmacêuticos
Os textos de laboratórios farmacêuticos, por sua extrema importância, também precisam de uma boa revisão de texto. Sua função é explicar às pessoas de que se constitui e como se emprega um medicamento, seja ele alopático, homeopático ou fitoterápico.

Muitas vezes, as informações são apresentadas de forma muito técnica, confusa ou mesmo contraditória. E clareza e objetividade são fundamentais neste caso.

A Versão Integral conta com uma assessoria especializada nessa área, para que seu texto tenha qualidade de linguagem e conteúdo, considerando o caráter específico do assunto e sua relevância.

Textos para rádio e televisão
A variedade dos meios de difusão de informações e a velocidade com que se dá a comunicação fazem com que, muitas vezes, a informação chegue ao ouvinte ou telespectador de forma confusa ou desconexa.

Muitas reportagens apresentam frases de efeito estilisticamente bem montadas, mas que não transmitem nenhuma informação.

A Versão Integral realiza não apenas a correção gramatical desse tipo específico de texto, mas também cuida da coerência da informação e da consistência do texto.

Sites
Um site não faz sucesso nem atrai leitores e clientes apenas pelo fato de estar no ar.

Informações e imagens mal distribuídas, desarmonia e erros de comunicação prejudicam seu site e seu produto.

A equipe da Versão Integral fornece sugestões para a valorização do texto on-line, objetivando a coerência e a clareza do conteúdo apresentado.

Cardápios
O cardápio é um contato importante entre o cliente e o que oferece um restaurante, um bar, uma lanchonete ou um serviço de entrega em domicílio.

Ele deve apresentar tanto a diversidade quanto a qualidade dos produtos ofertados, de maneira não apenas informativa, mas clara, original e interessante.

Erros na denominação e na descrição dos pratos, por exemplo, podem comprometer o esforço de um restaurante para apresentar pratos mais elaborados ou originais. http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário