> TABOCAS NOTICIAS : GULLAR VÊ VITÓRIA DO POPULISMO NA AMÉRICA LATINA

domingo, 31 de março de 2013

GULLAR VÊ VITÓRIA DO POPULISMO NA AMÉRICA LATINA

foto: Aline Massuca/ Valor: 11.05.2010
EDITORIA: Cultura
PERSONAGEM: Ferreira Gullar
PAUTA: Entrevista 
REPORTER: Maria Luiza Mandes Furia
LOCAL: Rio de Janeiro, RJ.
FOTO: Aline Massuca/Valor
247 - Segundo o intelectual maranhense, a América Latina foi tomada por um movimento neopopulista, que se apropria de todas as bandeiras da esquerda, faz concessões a grupos privados utilizando todos os instrumentos do Estado e sufoca alternativas de oposição. Leia abaixo:
Tentativa de compreensão
Esse revolucionarismo retardado, na maioria dos países, foi uma fantasia passageira

Talvez que, para melhor entender o atual neopopulismo que chegou ao governo de alguns países latino-americanos, convenha lembrar o que ocorreu antes, logo após a Revolução Cubana, de 1959.
A tomada do poder pelos guerrilheiros de Fidel Castro levou alguns setores da esquerda latino-americana a embarcar na aventura da luta armada, de desastrosas consequências. Os Estados Unidos, que haviam aprendido a lição cubana, trataram de induzir os militares da região a substituir governos eleitos por ditaduras militares.
Nesse quadro, a exceção foi a chegada ao poder, pelo voto, de um partido de esquerda, elegendo Salvador Allende, no Chile, com o apoio da Democracia Cristã, que dele se afastou quando o viu refém da extrema esquerda.
O resultado disso foi o que se conhece: Allende foi deposto e morto, dando lugar à ditadura de Augusto Pinochet. Todos os movimentos guerrilheiros foram sistematicamente dizimados nos diversos países onde surgiram, e com eles a esquerda moderada. http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/97581/Gullar-v%C3%AA-vit%C3%B3ria-do-populismo-na-Am%C3%A9rica-Latina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário