> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Dia Internacional da Mulher - Mulheres Grapiúnas foram homenageadas; Vereador Valter Socorrinho homenageou a Parteira Marinalva do Maria Pinheiro

sábado, 9 de março de 2013

ITABUNA-BA: Dia Internacional da Mulher - Mulheres Grapiúnas foram homenageadas; Vereador Valter Socorrinho homenageou a Parteira Marinalva do Maria Pinheiro

Foto: Alex de Souza
Em solenidade realizada pela Câmara de Vereadores de Itabuna no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, diversas guerreiras foram prestigiadas com a Comenda Otaciana Pinto, na noite de sexta feira, 08, na AABB.

O vereador Valter Socorrinho foi muito feliz na sua escolha, homenageando a senhora Marinalva Fernandes, Parteira do Maria Pinheiro que começou a realizar partos aos 12 anos.

A relação inclui ainda Maria Lucia Pavie Beltrão da Rocha, Rute Duarte de Oliveira, além da juíza Antônia Marina Faleiros, Maria Helena dos Santos Souza, Célia Lima Vita, as professoras Evani Santiago Costa e Maria das Graças Valadares Oliveira, Maria de Lourdes Almeida Santos, Luzia Camboim de Sá Santana, Maria Augusta Pinto Portugal Melo, Arleide Maria, Rosana da Silva Pires Bandeira,  a médica Sonia Leal de Oliveira Menezes, a ambientalista Necy dos Santos Souza, Maria Alice Araujo Pereira e Rose Pondé que tem um amplo trabalho em defesa do fortalecimento da agricultura familiar, foram homenageadas com a comenda Otaciana Pinto.


Um pouco da história da Parteira Marinalva Fernandes
Dona MARINALVA, Parteira do Maria Pinheiro, por cujas mãos já passaram mais de 300 "filhos de pegação".
Marinalva Fernandes (Foto Chaparraus)
MARINALVA FERNANDES DOS SANTOS, nascida em Itabuna em 07 de maio de 1946, 67 anos. Mãe de 26 filhos, 21 vivos, nove casais de gêmeos (todos vivos), e 18 netos.
Com ensino fundamental incompleto, mas com o curso e certificado de Parteira em mãos faz história em nossa cidade, o último parto que realizou foi em 2011.
É a referência local de moradora tradicional que desempenhou um papel fundamental no sentido de ajudar o nascimento de centenas de filhos de “pegação” para quem prefere partos naturais, ou que, por falta de condições não tinham como se locomoverem até uma maternidade.
‘Mãe Véa’, como é conhecida, quando estava na ativa, fez mais de 300 partos, desde que aos 12 anos abraçou a profissão de Parteira e revelou que seu ajudante nos partos que realizou e ainda realiza é “Deus”.
Sempre disposta a ajudar quem mais precisa de auxílio, seja como Parteira, como acompanhante dos idosos aos hospitais, como rezadeira e diversos serviços voluntários.
Dona MARINALVA tem mais de 100 afilhados e por onde passa sempre tem alguém tomando a benção como ‘Mãe Véa’ que se sente muito feliz e orgulhosa por tantos filhos do coração.
Vereador Valter Socorrrinho e sua homenageada a Parteira Marinalva Fernandes (foto: Alex de Souza)
Dona MARINALVA tem uma estatística de causar inveja e diz com orgulho e sem modéstia: nunca uma parturiente morreu sob seus cuidados. Os vizinhos contam que como não havia hospital por perto, nem clínicas, só tinha um jeito: ir chamar a Parteira MARINALVA, que nunca media esforços para ajudar um filho vir ao mundo, não importava o tempo, se tivesse sol ou chuva ali estava a ‘Mãe véa’ para fazer o parto.
Ações isoladas, como a de Dona MARINALVA ajudam a mudar aos poucos um triste cenário: o Brasil é campeão mundial em cirurgias cesarianas.

Vereadora Valéria Morais e sua homenageada
 A homenagem do vereador Aílson Souza

Carlito do Sarinha e sua homenageada
 Homenagem do vereador Gegeu Filho

 Homenagem do vereador Jairo Araújo

 A professora Lagariça foi homenageada pelo vereador Ronaldão

 A homenagem do vereador César Brandão.


 Vereador Junior Brandão e a sua homenageada

 Vereador Joilson Rosas e sua homenageada

 Vereador Chico Reis e sua homenageada

 Vereador Cavalcante homenageia a mulher no seu dia

 Vereadora Carmem do Posto, como não deveria ser ao contrário, faz homenagem a uma médica

 Vereador Zé Silva e sua homenageada

 Vereador Nadson Monteiro também homenageando a mulher no seu dia

 A homenageada do vereador Glebão

Homenageada do vereador Aldenis Meira

Lentes mágicas de Gérson Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário