> TABOCAS NOTICIAS : Quênia anuncia presidente eleito

domingo, 10 de março de 2013

Quênia anuncia presidente eleito


Keniatta, o presidente eleito, vai a julgamento (AFP) O premiê do Quênia, Uhuru Kenyatta, foi confirmado como o vencedor da eleição presidencial no país. Kenyatta obteve 50,07% dos votos em uma eleição que contou com comparecimento de 86% dos eleitores, disseram as autoridades.

Com o percentual, Kenyatta evitou por pouco o segundo turno. No entanto, seu principal rival, o deputado Raila Odinga, alegou irregularidades na votação e deverá recorrer à Suprema Corte.

Odinga alega, por exemplo, que há diferença entre a soma de eleitores computados nas planilhas seções eleitorais e na contagem geral de comparecimentos, entre outras "fraudes".

Kenyatta também terá adiante um julgamento no Tribunal Penal Internacional, em Haia, sobre a violência que se seguiu às eleição de 2007 no Quênia. Ele é acusado de estimular a violência que gerou mais de mil mortos e desabrigou cerca de 600 mil pessoas.

A Comissão Independente Eleitoral afirmou que eleições foram complexas e difíceis, mas também confiável e transparente. O comparecimento às urnas foi maior do que nunca. O presidente da Comissão, Issack Hassan, disse que os quenianos votaram "com calma, paciência, orgulho e pacificamente sob os holofotes de todo o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário