> TABOCAS NOTICIAS : SP: Campinas faz primeiro casamento coletivo de casais homossexuais

sexta-feira, 22 de março de 2013

SP: Campinas faz primeiro casamento coletivo de casais homossexuais

A cidade de Campinas (a 93 km de São Paulo) realizou nesta quinta-feira o primeiro casamento coletivo de casais gays no município. Ao todo, 16 casais participaram da cerimônia que ocorreu no 3º Cartório de Registro Civil e foi seguida de uma festa na Estação Cultural.

Entre os casais que foram beneficiados pelo casamento coletivo estão dois casais de homens, 12 de mulheres e dois de identidade de gênero, sendo um com noivo transexual e outro com uma noiva drag queen.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de SP publicou, em dezembro do ano passado, uma norma que passou a valer no início deste mês onde dá aos casais gays a mesma igualdade nos procedimentos nos cartórios que já são adotados pelos casais heterossexuais. A medida vale para todos os 832 cartórios do Estado.

O STF (Supremo Tribunal Federal) já havia reconhecido, em 2011, a equivalência das uniões entre homossexuais e heterossexuais, mas não havia uma regulamentação dos procedimentos. Em São Paulo, casais gays que quisessem oficializar a união antes de 1º de março tinham que ter uma autorização do juiz que fiscaliza cada cartório.

O primeiro casamento civil gay no país foi celebrado em 2011, em Jacareí (a 84 km de São Paulo).

Foto: Uéber Rosário/Futura Press/Folhapress - Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário