> TABOCAS NOTICIAS : 07 DE ABRIL

domingo, 7 de abril de 2013

07 DE ABRIL

07 DE ABRIL - DIA DO CORRETOR
Necessário em vários campos da economia, o corretor é um profissional e tem de dispor de conhecimentos sólidos para aturar em cada área. 

Bolsa de Valores
Atuando na compra e venda de ações, o corretor da bolsa de valores, por exemplo, tem como função, comprar ações a preços mais baixos e vender a preços acima do que foram adquiridos. Ao analisar as tendências de mercado e obter informações sobre as notícias de todo o mundo, o bom corretor da bolsa, pode determinar com antecedência as ações que sofrerão baixa ou as que terão alta.

Corretor - Intermediário de negócios
Nem todas as pessoas têm disponibilidade ou até mesmo competência suficientes para negociar produtos ou adquirir mercadorias e serviços. Normalmente, o corretor é um intermediário de negócios. O corretor é o profissional que intermedia um leque de negócios, oferecendo conhecimento técnico e segurança na transação entre duas partes. Para tanto, o corretor recebe uma comissão sobre o valor da transação, como honorário de seu serviço. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/07-de-abril-dia-do-corretor.html


7 de abril como Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, morto em São Paulo, em 22 novembro de 1830, por inimigos políticos. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.

Entretanto, o Dia do Jornalista é também comemorado no dia 24 de janeiro, por ser a data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales, e no dia 29 de janeiro, como homenagem ao jornalista José do Patrocínio.

O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

O primeiro sindicato de jornalistas no Brasil foi fundado em 1934, na cidade de Juiz de Fora. Quatro anos depois, houve a primeira regulamentação da profissão. Mais em Fonte: Jornalistas da Web / Wikipédia / FENAJ


A data foi escolhida para homenagear estes profissionais porque em 1886 o conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo, assinou a lei número 18 que oficializou a perícia médico-legal no Brasil.

O médico legista é responsável por fazer o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito e elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, entre outros aspectos. Esse laudo auxilia na investigação de cada caso, podendo até fornecer características do criminoso, como também de ser imprescindível na resolução de casos judiciais. As consequências dos ferimentos também são levadas em conta no laudo e no resultado da ação criminal.

Para ser um médico legista é necessário que este trabalhador domine conceitos de medicina, direito, biologia, química, balística. Precisa possuir, antes de tudo, diploma de curso superior em Medicina, que tem duração média de seis anos. A medicina legal é considerada uma especialidade médica, portanto, após o término do curso é necessário fazer a especialização, onde serão abordados conceitos diversos como os óbvios direito, biologia e balística; mas também sociologia e filosofia. Mais em Fonte: JusBrasil


A ONU declarou 7 de abril como “Dia Internacional para a Reflexão do Genocídio de 1994 em Ruanda”, em lembrança especial às 937.000 vítimas que – segundo o censo do governo ruandês – morreram nos massacres.

Na noite de 6 de abril de 1994, o avião do presidente ruandês hutu Juvénal Habyarimana, que retornava de Arusha (Tanzânia), onde realizava negociações de paz com a rebelião da Frente Patriótica Ruandesa (FPR, maioria tutsi, hoje no poder), foi abatido sobre Kigali por pessoas não identificadas.

No dia seguinte, o primeiro-ministro hutu moderado, Agathe Uwilingiyimana, dez capacetes azuis belgas da Missão de Observação das Nações Unidas (Minuar) encarregados de sua proteção e vários ministros da oposição foram mortos. Era o início de uma onda de massacres em grande escala.

Os tutsis foram acusados sem discernimento pelo governo, então dominado pelos hutus, de conluio com a rebelião vinda de Uganda, que havia penetrado no norte do país em 1990. Mais em Fonte: Último Segundo / Trocaire


O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias. Mais em Fonte: Brasil Escola / UN

Nenhum comentário:

Postar um comentário