> TABOCAS NOTICIAS : 11 DE ABRIL

quinta-feira, 11 de abril de 2013

11 DE ABRIL

OIT - DIA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - 11 DE ABRIL

A OIT é a agência especializada das Nações Unidas que busca a promoção da justiça social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e trabalhistas.

Criada na Conferência de Paz, após a Primeira Guerra Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), juntamente com a sua constituição, foi elaborada na Parte XIII do Tratado de Versalhes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a OIT anexou à sua Constituição a Declaração da Filadélfia, o que serviu de formato para, posteriormente, a ONU elaborar a Carta as Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A OIT, em 1969, recebu o Prêmio Nobel da Paz. Em 1998, foi adotada a Declaração da OIT sobre os princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu segmento, cujo objetivo é reafirmar o respeito, promoção e, com concretização do que está declarado nas Convenções Fundamentais da OIT.

A partir do ano de 1999, a instituição se conscientizou de seu papel na busca de eqüidade entre o social e o econômico, dentro dos aspectos evolutivos do mercado global. Segundo a OIT, a paz universal e permanente só pode ser atingida com a constituição da justiça social.

A OIT, no Brasil, empenha-se em implementar programas, projetos e cooperações técnicas que visam o apereiçoamento das normas, relações, políticas e formação profissional. Mais em http://www.portalescolar.net/search/label/Datas%20Comemorativas

11 de Abril – Dia do Infectologista

infectologista_dia
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) instituiu o dia 11 de abril como a data de comemoração do Dia do Infectologista.

A criação de uma data em homenagem aos médicos da especialidade atende decisão da Assembleia Geral da SBI realizada em novembro de 2005 durante o XIV Congresso Brasileiro de Infectologia, referendada posteriormente na reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade ocorrida em janeiro de 2006, em São Paulo.
Este dia foi escolhido por se tratar da data de nascimento do Dr. Emílio Ribas, renomado e ilustre médico atuante no campo das doenças infecciosas, constituindo-se assim, no país, um dos pioneiros da Infectologia.
Na atualidade, a Infectologia ocupa enorme papel no contexto da Medicina, cabendo aos seus especialistas, ações individuais e coletivas que redundam em benefícios palpáveis a grande parte da comunidade na qual atuam.
O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas. Este especialista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: a) Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias; b) Imunizações (Vacinação); c) Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos); d) Controle de Infecção Hospitalar. Fonte: SBI / HUSF
parkinson1
A 11 de abril comemora-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson, pois esta é a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu, pela primeira vez, os sintomas da doença.

O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso. Ela interfere diretamente na coordenação motora dos portadores, dificultando a execução das suas atividades cotidianas até gerar a privação total dos movimentos dessas pessoas.
A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.
Os sintomas iniciais da doença são dores, fadiga e depressão e nos estágios mais avançados, o Parkinson se manifesta através de tremores e rigidez muscular. Suas causas ainda não são conhecidas, mas acredita-se que lesões ou o mau funcionamento de uma determinada região do cérebro podem ser os principais causadores da doença. Essa região, chamada núcleo de base, concentra as células produtoras de dopamina, substância que comanda a atividade muscular.
O tratamento para a Doença de Parkinson só foi descoberto nos anos 60, quando a região cerebral em questão e os processos de perda neuronal foram identificados. Os remédios e procedimentos cirúrgicos usados no tratamento são apenas paliativos e se concentram na atenuação dos sintomas motores, mas não são capazes de conter o avanço da doença. A cura para o mal de Parkinson continua desconhecida. Mais em Fonte: UFSC / World Parkinson’s Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário