> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE ABRIL - DIA PAN AMERICANO

domingo, 14 de abril de 2013

14 DE ABRIL - DIA PAN AMERICANO


Significado: "Uma só unidade em toda a América". 

O cidadão "pan americano" é aquele, cujo sonho de nacionalidade é a América unida, sem fronteiras. O termo surgiu durante o período posterior à Segunda Guerra Mundial, embora seu ideal já existisse desde o tempo do colonialismo. 

O pan-americanismo tinha seus alicerces em dois fatores: geográfico e histórico - o primeiro correspondia à realidade de um grande e recém-explorado continente e o segundo abordava as diferenças existentes entre as civilizações que imigraram e se dividiram entre a América anglo-saxônica e a América ibérica, com suas lutas pela independência. 

Esses dois fatores, o geográfico e o histórico, eram pontos comuns que faziam os pensadores alimentarem o ideal pan-americano: uma América para todos.

Em 1910, a Argentina foi palco da IV Conferência Pan-Americana, que resultou na criação da União Pan-Americana, órgão permanente com sede em Washington.

O conceito de "pan-americanismo", a partir de 1930, começou a enfraquecer, dando lugar ao "interamericanismo". A diferença entre os dois conceitos é muito importante, já que o interamericanismo não prega a idéia da união, mas uma relação íntima entre os países americanos. Essa mudança foi formalizada pelo Tratado Interamericano de Assistência Recíproca Tiar, de 2/9/1947, e pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/14-de-abril-dia-pan-americano-pan.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário