> TABOCAS NOTICIAS : 18 DE ABRIL

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 DE ABRIL

18 DE ABRIL - DIA DE MONTEIRO LOBATO
Um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 04 de julho de 1948), foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

Primeiros anos de Monteiro Lobato
Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou em um colégio. Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Nos primeiros anos de estudante já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que frequentou.

Aos onze anos, em 1893, foi transferido para o Colégio São João Evangelista. Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L., mudou seu nome de José Renato para José Bento, a fim de utilizá-la. No ano seguinte, os pais o presentearam com uma calça comprida, que usou bastante envergonhado. Em dezembro de 1896 foi para São Paulo e, em janeiro de 1897, prestou exames das matérias estudadas na cidade natal, mas foi reprovado no curso preparatório e retornou a Taubaté. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/18-de-abril-dia-de-monteiro-lobato.html

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002, o Dia Nacional do Livro Infantil ocorre em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. 

Criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato nasceu aos 18 de abril de 1882, foi o autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens: Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.
A célebre frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário: “Um país se faz com homens e com livros”. 

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso e, dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/18-de-abril-dia-nacional-do-livro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário