> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE ABRIL

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 DE ABRIL

DIA DO CONTABILISTA - 25 DE ABRIL



Dia 25 de abril é o Dia do Contabilista ou Contador.
O Dia do Contabilista foi instituído oficialmente pela Lei Estadual nº 1989, de 23 de maio de 1979.
Durante um discurso de agradecimento pela homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e atualmente oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".

João de Lyra Tavares, o criador do Dia do Contabilista, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.
Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.
Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/dia-do-contabilista-25-de-abril.html

25 de Abril – Dia Mundial da Malária – World Malaria Day

malaria3
25 de abril é um dia de comemoração unificada do esforço global para fornecer um controle eficaz da malária em todo o mundo.

Ele infecta mais de 500 milhões de pessoas por ano e mata mais de 1 milhão, particularmente aqueles que vivem em países em desenvolvimento. O fardo da malária é mais pesado na África sub-saariana, mas a doença também atinge Ásia, América Latina, Oriente Médio e até mesmo partes da Europa.
O Dia Mundial da Malária é uma oportunidade para que os países das regiões afetadas aprendam com as experiências e apoiem uns aos outros; que os novos doadores possam participar de uma parceria global contra a malária; que instituições acadêmicas possam apresentar seus avanços científicos tanto para especialistas como ao público em geral; e para os parceiros internacionais, empresas e fundações para mostrar que os seus esforços tem resultado em avanços importantes para o controle da malaria no mundo. Mais em Fonte: WHO / Organização Pan-Americana da Saúde

25 de Abril (Data Móvel) – Dia Mundial da Boa Ação – Pay It Forward Day

boa-ação4
Em diversos países do mundo, a última quinta-feira de abril é conhecida como o Pay It Forward Day, uma data em que as pessoas são convidadas a fazer uma boa ação e difundir a ideia de que é possível mudar o mundo com atitudes simples e conscientes.

Esse Dia Mundial da Boa Ação ganhou no Brasil um movimento muito bacana, que nos convida a pensar sobre nossas responsabilidades com o próximo e o planeta e a agir para mudar o mundo.
O movimento “A Corrente do Bem” tem como proposta conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia-a-dia: no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer.
São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa. Perceber que as pessoas ao nosso redor são importantes e fazem a diferença é o primeiro passo para grandes mudanças.
O movimento é colaborativo, sem fins lucrativos ou políticos. E convida a todos a fazerem três boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. Mais em Fonte: Blog Moleco / Pay It Forward Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário