> TABOCAS NOTICIAS : 26 DE ABRIL

sexta-feira, 26 de abril de 2013

26 DE ABRIL


26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

hiper3
O dia 26 de abril foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial pela Lei número 10.439.

A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas bem definidos retarda o diagnóstico da doença que, muitas vezes, é feito somente quando problemas mais sérios aparecem. E quando falamos em problemas sérios, estamos falando de comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, dentre os fatores de risco para mortalidade, a hipertensão explica 40% das mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 25% daquelas por doença coronariana.
No Brasil, a principal causa de morte em todas as regiões do país é o AVC, o popular derrame, acometendo as mulheres em maior proporção. Segundo o Ministério da Saúde, dos que sobrevivem à ocorrência de derrames, 50% ficam com algum grau de comprometimento.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a pressão arterial deve ser medida regularmente, no mínimo, uma vez por ano, inclusive por aqueles que não têm ou desconhecem ter a doença. A recomendação se aplica também às crianças, a partir dos três anos de idade. Já para os hipertensos, a verificação da pressão deve ser muito mais frequente para o controle adequado da doença. Mais em Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

26 de Abril – Dia Mundial da Propriedade Intelectual – World Intellectual Property Day

propriedade_intelectual
No ano de 2000, os Estados-Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) decidiram designar um Dia Mundial da Propriedade Intelectual com o objetivo de celebrar a contribuição feita pelos inventores e artistas para o desenvolvimento da sociedade, bem como promover a consciência do papel da propriedade intelectual na vida diária.

Foi escolhido o dia 26 de abril, dado que foi nessa data em 1970 que entrou em vigor a Convenção que criou a OMPI.
Most people are aware of intellectual property (IP) – of copyright, patents, industrial designs and trademarks.  But many still view these as business or legal concepts with little relevance to their own lives.  To address this gap, WIPO’s Member States decided in 2000 to designate an annual World Intellectual Property Day.  They chose April 26, the date on which the Convention establishing WIPO originally entered into force in 1970. Fonte: Leituras Cruzadas / WIPO

26 de Abril – Dia do Goleiro

ceni_2
Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol –  pelo menos por um dia, podem ser tratados como reis. É que dia 26 de abril o Brasil comemora o Dia do Goleiro.

O primeiro Dia do Goleiro foi comemorado em 14 de Abril de 1975, no Rio de Janeiro, com a presença de goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol. Mas a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional. Fonte: Gorete Ferreira

primeira_missa_br
No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha, no litoral sul da Bahia, fincou-se uma cruz de madeira. Foi, então, rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas naquele que veio a tornar-se o maior país católico do mundo.

Fazia dias que os lusos estavam ali entre idas à praia e voltas ao mar. Carregavam água, frutas e o lenho para os barcos, enquanto dois carpinteiros separavam um enorme tronco para a feitura da Cruz. No domingo de Páscoa, índios, marinheiros e capatazes ajudaram a pregar essa Cruz no chão macio de um banco de areia em Porto Seguro.
O Frei Henrique de Coimbra, um franciscano, oficiou a missa todo aparamentado, enquanto a tripulação congregava-se na praia as voltas do altar. Tomava posse daquela Ilha de Vera Cruz, em nome do rei de Portugal e da santa fé católica. Os nativos, dóceis, se portaram de tal modo que Caminha convenceu-se da fácil conversão deles no futuro. Um par de padres, dos bons, o escreveu ao rei, bastava. E assim iniciou-se uma história de missionários, conversões, e disseminação da fé católica. Fonte: Portal São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário