> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE ABRIL

domingo, 28 de abril de 2013

28 DE ABRIL

28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO
O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.
Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras. Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.
A crescente escolarização vem impulsionando a elevação do nível de instrução da população. Entre 1993 e 2003, o analfabetismo declinou em quase 30% no Brasil. Esse declínio foi mais intenso nas regiões Sul (34,7%), Centro-Oeste (32,1%) e Sudeste (31,3%), principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina (com reduções de 37,6% e 36,7%, respectivamente), o Distrito Federal (-45,7%) e o Rio de Janeiro (-41%). O Nordeste apresentou um declínio de 27%.
São considerados analfabetos todos aqueles que possuem mais de 15 anos de idade e não sabem ler nem escrever. A diminuição das taxas de analfabetismo no Brasil deve-se ao maior acesso da população carente ao ensino fundamental e aos programas de alfabetização de adultos, como, por exemplo, o Alfabetização Solidária, onde o governo federal atua em parceria com universidades, empresas privadas, prefeituras e comunidades, e o Movimento de Educação de Base, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/28-de-abril-dia-da-educacao.html

28 DE ABRIL - DIA DA SOGRA
Muitas vezes criticadas, mal amadas, ridicularizadas, xingadas - às vezes fazem assim com elas - as sogras.
Esquecem que essas mulheres são seres humanos e também são dotadas de sentimentos.

Antes de serem sogras são mães, e o amor de mãe sempre prevalece. A maioria das sogras age como verdadeiras mães que ganham mais um(a) filho(a). São excelentes avós e grandes amigas. Só precisam ser conquistadas e amadas. Procure entendê-la ao invés de odiá-la. Ame-a.

Só assim você vai perceber que tem uma pessoa maravilhosa ao seu lado.

Não nos adiantará entender de teoria, se os conhecimentos e boas intenções não se cristalizarem em propósitos claros e firmes. O bem deve ser praticado já. Em que consiste então, do ponto de vista prático, o amor da nora pelos sogros? Vejamos algumas regras de ouro que, de certa forma, o resumem:

- Aceitar a ajuda dos sogros, pedir-lhes que "dêem uma mão" cuidando dos filhos, nas compras, na escolha de um bom lugar para passar os fins de semana, etc... Ou seja, deixar-se ajudar por eles. Os sogros, avós ou não, sentem-se muito honrados das noras e genros precisarem deles... até onde for razoável precisar.

- Acompanhá-los, fazer-lhes companhia. Quando a nora está com os sogros, eles devem sentir a sua companhia. O essencial não é o tempo, é demonstrar-lhes que se tem afeto por eles. Fazer companhia é uma bela maneira de conviver e de alegrar a solidão dos pais e dos sogros. Não esqueçamos que a palavra companhia (do latim cum e panis) significa compartilhar o pão. Haverá algo mais íntimo e expressivo para manifestar a afeição que nos une àqueles que necessitam de nós?

Um jovem casal deve estar empenhado em construir o seu próprio lar, ou seja, em buscar quanto antes a autonomia. Aceitar a ajuda dos sogros, acabamos de vê-lo, é uma forma de caridade, mas nada tem que ver com depender deles por tempo indeterminado, sobretudo em matéria econômica. Um casal jovem tem de buscar a sua autonomia em todos os âmbitos, o quanto antes.

Às candidatas a noras ideais, este é um ponto muito importante:
Amar é o contrário de ser um fardo! Feliz Dia das Sogras!!

28 de Abril – Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho – International Workers’ Memorial Day

segurança-trab3
A Organização Internacional do Trabalho – OIT, no ano de 2003, adotou o dia 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais. O movimento teve início no Canadá e difundiu-se internacionalmente por intermédio de sindicados, federações e confederações.

Segundo estimativas da OIT, anualmente ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes do trabalho e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Ainda, mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, o que equivale a 3 trabalhadores mortos por minuto. Tudo isso representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto mundial.
No Brasil os dados também são alarmantes. Segundo a DATAPREV, em 2004 ocorreram 7.405 amputações de mãos entre os cerca de 23 milhões de segurados do Seguro de Acidentes do Trabalho. Segundo dados da Previdência Social, anualmente são gastos R$ 32,8 bilhões com benefícios por incapacidade temporária ou permanente, considerando-se que parte majoritária da assistência é prestada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que os benefícios por incapacidade temporária ou permanente são arcados pelo Ministério da Previdência Social e que parcela dos trabalhadores passa a ser beneficiária da Assistência Social. Mais em Fonte: HSE / PRT-11

28 de Abril – Dia Nacional da Caatinga

caatinga1
Por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, um decreto assinado pelo presidente Lula instituiu em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. A data foi escolhida em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro, o professor João Vasconcelos Sobrinho.

Exclusivamente brasileira, a Caatinga ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados e é um dos biomas mais ameaçados do globo pela exploração predatória. As principais causas da degradação ambiental na região são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. Rico em espécies exclusivas e podendo ser considerado um dos conjuntos de formações vegetais mais especializadas do território brasileiro, o bioma Caatinga engloba de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Com fisionomia de deserto e índices pluviométricos muito baixos (entre 500 e 700 mm anuais), a caatinga abriga cerca de 20 milhões de brasileiros em seus 750 mil km². Lugares em que vivem também a ararinha-azul, ameaçada de extinção, e outros animais bastante conhecidos na cultura brasileira, como o sapo-cururu, a asa-branca, cotia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-do-nordeste. Fonte: Rota Brasil Oeste / Governo do Estado do Piauí / NEAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário