> TABOCAS NOTICIAS : Coreia do Norte faz ultimato à Coreia do Sul

terça-feira, 16 de abril de 2013

Coreia do Norte faz ultimato à Coreia do Sul

A Coreia do Norte fez hoje (16) um ultimato à Coreia do Sul, ameaçando atacar a capital do país vizinho, Seul, se não acabarem as manifestações hostis ao seu regime. A mensagem foi enviada por meio de comunicado, assinado pelo Comando Supremo da Coreia do Norte, e publicado na agência oficial de notícias do país. Segundo o texto, as reações norte-coreanas começarão sem aviso.

“A nossa ação de represálias vai começar sem qualquer aviso, a partir de agora, enquanto os atos criminosos que ferem a dignidade do Comando Supremo da Coreia do Norte continuarem em Seul”, diz o texto. A manifestação coincide com as celebrações na Coreia do Norte do 101º aniversário do nascimento de Kim Il-sung – fundador do país.

O clima de tensão na Península Coreana se intensificou, nos últimos dias, depois que a Coreia do Norte indicou que pode deflagrar uma guerra nuclear na região. Os armamentos, segundo os norte-coreanos, têm como alvos a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos (Havaí).

Ontem (15) o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao visitar Tóquio (Japão), disse que norte-americanos “continuam abertos a negociações honestas sobre a desnuclearização”. Segundo ele, a “bola está do lado de Pyongyang [em referência à Coreia do Norte]”. Kerry concluiu no Japão a terceira e última etapa da sua viagem à Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário