> TABOCAS NOTICIAS : CORÉIA DO NORTE: Prazo para embaixadores deixarem o país é dia 10

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CORÉIA DO NORTE: Prazo para embaixadores deixarem o país é dia 10

A Coreia do Norte deve garantir a segurança das embaixadas em seu território sem impor uma data limite, o que seria "inaceitável", afirmou o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle. Pyongyang advertiu aos diplomatas que não poderá protegê-los em caso de conflito e anunciou 10 de abril como data limite.
O ministro "reiterou que uma data limite depois da qual a Coreia do Norte deixaria de garantir a segurança das embaixadas é inaceitável", afirma o ministério em um comunicado, depois de uma conversa por telefone com o enviado de Berlim em Pyongyang.
"Há regras claras no direito internacional e a Coreia do Norte também deve cumprir. Que a Coreia do Norte aumente a tensão é irresponsável e constitui uma ameaça real para a paz e a segurança na região", completou. O ministro reiterou, no entanto, que no momento sua embaixada em Pyongyang continua trabalhando normalmente.
O secretário do Foreign Office britânico, William Hague, também afirmou que no momento não existe necessidade de retirar os diplomatas da Coreia do Norte. "Não devemos responder a esta retórica e ao anúncio de uma ameaça externa cada vez que eles as fazem", disse à BBC.
Na sexta-feira, o regime norte-coreano advertiu que não garantia a segurança das missões diplomáticas na capital, Pyongyang, a partir de 10 de abril. Vários países afirmaram que não pretendem retirar os funcionários, incluindo os sete países da União Europeia presentes na Coreia do Norte (Alemanha, Reino Unido, Suécia, Polônia, Romênia, República Tcheca e Bulgária).

Situação é "tensa, mas segura"
O governo alemão informou que a situação em sua embaixada em Pyongyang é "tensa, mas segura", após decidir, assim como o resto de seus aliados internacionais, não seguir as recomendações da Coreia do Norte de deixar o país.
O ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, afirmou através de um comunicado que seu departamento avalia a situação de forma contínua e em coordenação com as outras embaixadas internacionais na capital norte-coreana.
Westerwelle falou ao telefone com o embaixador em Pyongyang para atualizar as avaliações da situação, acrescentou o ministro, ao mesmo tempo em que insistiu na recomendação de evitar qualquer viagem para a Coreia do Norte a não ser que seja realmente necessário.
O ministro reiterou, além disso, sua exigência às autoridades norte-coreanas de garantir a segurança das embaixadas e advertiu que a Alemanha terá conversas com a China e Rússia, membros do Conselho de Segurança da ONU, sobre a situação. Com informações da Agência Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário