> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: População está sem os serviços do SAMU e Bombeiros

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ILHÉUS-BA: População está sem os serviços do SAMU e Bombeiros

Como se não bastasse a crise que envolve a saúde nas cidades de Ilhéus e Itabuna, nas quais o cidadão é obrigado a enfrentar longas filas, o ilheense está no mato sem cachorro. O fato é que, quem precisar dos serviços do 192 e 193, SAMU e Bombeiros, vai ficar a ver navios. Nesta segunda-feria (15), familiares de um idoso de 86 anos aguardava na beira da BR 415, no Km 12, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, no Banco da Vitória e, a todo o custo tentava, através do SAMU, conseguir uma ambulância a fim de levar o enfermo para atendimento médico-hospitalar. 

Com o auxílio de policiais rodoviários, depois de contato com a atendente e ser obrigado a relatar os possíveis sintomas que o enfermo poderia estar sofrendo, o policial foi direcionado para uma médica que, para se certificar de que não se tratava de uma trote, fez com que o policial repetisse toda a história para, mesmo sabendo que não poderia atender o pedido, simplesmente dizer que não havia nenhuma unidade móvel para fazer o atendimento desejado. Motivo: todas as viaturas estão quebradas. Segundo a médica plantonista, Maria Cláudia, desde a semana passada que Ilhéus está sem atendimento do SAMU por falta de manutenção nas ambulâncias. "Nem mesmo a Unidade avançada está funcionando", disse a médica. Informações dão conta de que a secretária de Saúde de Ilhéus, Lidívia Espinheira, está ciente da realidade mas, até agora, não esboçou reação e interesse para resolver o problema que afeta a população ilheense.

Enquanto se intensifica uma disputa dentro da Secretaria de Saúde de Ilhéus, numa queda de braços entre a secretária e a Gleiciane Birschner, que se identifica como diretora de atenção básica, o povo fica à mercê. De imediato, pensando que seria atendido pelo 4º Grupamento do Corpo de Bombeiro de |Ilhéus, recebendo a informação de que aquela unidade não dispunha de de viatura de porte médio (ambulância) para prestar o devido serviço. Segundo a atendente, eles só dispunham de uma viatura do tipo 'magirus' e não servia para tal procedimento. Ainda de acordo informações do 4º GBM, das duas viatura que estavam atendendo a população, uma está no estaleiro e a outra envolveu-se num acidente do tipo capotamento. Conclusão: a Câmara de Vereadores está trocando farpas e tapas em plenário. Cada um defendendo o seu interesse.  http://noticiasgrapiunas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário