> TABOCAS NOTICIAS : MAIRÍ-BA> Festa do Licuri será realizada no povoado de Uruçu

domingo, 21 de abril de 2013

MAIRÍ-BA> Festa do Licuri será realizada no povoado de Uruçu

No dia 5 de maio acontece a Festa do Licuri no povoado de Uruçu, município de Mairi. O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar. Divulgação para criação de uma rede de Produtos e Valorização do Licuri.

Programação

9:00 hs - Celebração da Missa na Comunidade de Uçuru
10:30 hs - Abertura da Festa com Sambadores
11:00 hs - Momento Cultural - Sambadoers e Sanfoneiros da Região
12:00 hs - Almoço com Sabor do Licuri
13:30 hs - Curso com Sabor do Licuri nas Barracas
14:00 hs - Concurso da Quebra do Licuri
14:30 hs - Momento Cultural- Debulha do Licuri
15:00 hs - Apresentação dos Alunos da Escola Castro Alves
16:00 hs -Desfile das Rainhas do Licuri
18:00 hs - Resultado dos Jurados - Entrega dos Prêmios
19:00 hs - Apresentação de Florisvaldo e Banda
21:00 hs - Apresentação do DJ Kleber

O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.
Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.
Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.

Através da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES, os produtos (doces, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, paçoca, artesanatos, bijuterias) são comercializados na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais, destacando-se o Encontro Mundial das Comunidades do Alimento (Terra Madre) realizado em 2004, 2006 e 2008, na cidade de Turim – Itália. Blog Agmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário