> TABOCAS NOTICIAS : Não há a menor hipótese de o Brasil não crescer, diz Dilma

terça-feira, 16 de abril de 2013

Não há a menor hipótese de o Brasil não crescer, diz Dilma


Ao discursar na manhã desta terça-feira, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff (PT) destacou que o seu governo não está “descobrindo as índias nem o Brasil” ao implementar uma política econômica para, de acordo com ela, resgatar milhões de brasileiros da pobreza.

Dilma disse estar apenas desenvolvendo uma política praticada em outros países que, a exemplo do Brasil, têm um mercado lastreado por milhões de consumidores. “Somos 200 milhões de brasileiros e nosso mercado é algo relevante”, enfatizou. Em meio ao cenário econômico desfavorável, com alta da inflação, a presidente afirmou que que "não há a menor hipótese" de o Brasil não crescer neste ano. "Vamos colher o que plantamos e aqui ( na sede da Fiemg) acabamos de plantar mais uma semente".

Acompanhada de ministros, do governador Antonio Anastasia (PSDB) e de lideranças empresariais, a presidente assinou, na manhã desta terça-feira, termo de cooperação entre os governos federal, estadual e o setor privado que irá permitir ao Brasil, depois de mais de uma década, voltar a produzir insulina humana para o tratamento de diabéticos, que no país somam quase um milhão de pacientes dependentes do medicamento. A parceria vai dar condições à retomada da produção de insulina humana pelo laboratório privado Biomm Techonology.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou em sua apresentação sobre o SUS, na sede da Fiemg, que a iniciativa não só irá beneficiar com a distribuição gratuita do medicamento. Padillha destacou ainda que a nova fábrica vai ampliar as oportunidades de trabalho em um mercado - o de produção de medicamentos, equipamentos e oferta de serviços de saúde-, representa 9% do PIB brasileiro, que emprega ainda 10% dos trabalhadores com formação universitária. O ministro ainda destacou que esse mercado ainda é responsável por um terço dos investimentos feitos no país na área de inovação tecnológica.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que o evento estava sendo aa oportunidade para a “celebração da retomada da política industrial no Brasil”. Pimentel lembrou que o fechamento da então Biobrás, da qual da Biomm é fruto da sua cisão em 2002, só aconteceu em função “de uma circunstância da política econômica”, sem citar o responsável por essas diretrizes, traçadas então pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), por sua vez, argumentou que a retomada da produção da insulina humana por uma fábrica brasileira “manifesta a parceria entre os governos federal, estadual, a universidade e o setor privado em um setor estratégico para o país”. Anastasia ainda ressaltou que “o espírito federativo da presidente move todos os governadores do país”. O governador ainda destacou ainda que a parceria firmada na manhã desta terça-feira é mais “um passo importante, do esforço de Minas Gerais na nova economia do país”.

Biomm Techonology

A Biomm é fruto da cisão da antiga Biobrás, pioneira na produção de insulina no Brasil. Em 2002, o controle acionário da Biobrás foi vendido para a empresa dinamarquesa Novo Nordisk. Contudo, a holding controladora Brasileira, Biopart Ltda., reteve a patente de processo de uso do DNA recombinante e criou a Biomm.

A nova fábrica para a produção de insulina humana e proteínas terapêuticas será construída em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e está orçada em R$ 330 milhões e deverá entrar em operação daqui a dois anos e meio, conforme anunciou nesta terça-feira, o presidente da Biomm S.A, Carlos Marque de Freitas.

Entre os acionistas da Biomm estão os empresários Walfrido dos Mares Guia e Guilherme Emrich, antigos proprietários da Biobrás, que a venderam para a Novo Nordisk, o BNDES Participações - BNDES Par, com 25,42% das ações preferenciais, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BMDG, que tem a participação de 8,8%.

A previsão é de que a unidade deva entrar em operação em 2015, com a produção anual de 20 milhões de frascos de insulina. De acordo com um dos sócios-proprietários da Biomm, Guilherme Emrich , a nova fábrica será “ a mais moderna do mundo”, pois contará com equipamentos de última geração.

Dilma em BH

A presidente Dilma Rousseff está em Belo Horizonte desde essa segunda-feira, onde participou na noite de ontem de um evento, no Minascentro, para comemorar os dez anos do governo do país conduzidos pelo PT.

Dilma encerra sua visita à capital ainda hoje, depois de participar da entrega de 1.640 unidades do programa 'Minha casa, minha vida’ no Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário