> TABOCAS NOTICIAS : Presos se rebelam no Paraná e três ônibus são incendiados

sábado, 20 de abril de 2013

Presos se rebelam no Paraná e três ônibus são incendiados


Presos detidos em uma cadeia pública em Ponta Grossa (118 km de Curitiba) iniciaram uma rebelião na tarde desta sexta-feira (19) e fizeram três agentes carcerários reféns.

O motim acabou no final da manhã deste sábado (20), após 18 horas de rebelião. Não houve feridos.

Neste período, três ônibus do transporte coletivo da cidade foram queimados, entre a noite de sexta e a madrugada de sábado --ninguém ficou ferido. A polícia investiga se os incêndios têm relação com a rebelião. Quatro suspeitos já foram detidos.

A transferência de parte dos presos, iniciada nesta semana, foi o estopim da rebelião.

De acordo com a Secretaria Estadual da Justiça, o local, que tem presos provisórios (que aguardam julgamento) e condenados, está superlotado --abriga cerca de 480 pessoas, mas tem capacidade para apenas 180. As transferências servirão para diminuir a lotação, que deve ser normalizada até o final do ano.

Os presos também reivindicavam um mutirão judiciário, já que afirmam que boa parte deles tem direito a progressão de pena, ampliação dos horários de visita e entrada de visitantes com alimentos na cadeia.

A Secretaria de Justiça disse que irá atender aos três pontos da pauta, e também se comprometeu a transferir apenas presos condenados para outras penitenciárias estaduais.

O governo afirma que uma das alas do presídio, onde estavam 57 presos, foi totalmente destruída e precisará passar por reformas. Também foi providenciada a transferência imediata de 33 presos. Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário