> TABOCAS NOTICIAS : SERROLÂNDIA-BA: O fim do cangaço foi aqui

quinta-feira, 25 de abril de 2013

SERROLÂNDIA-BA: O fim do cangaço foi aqui


Os cangaceiros de Lampião despertavam amor e ódio por onde passavam  
Créditos: Menezes y Morais e José Geraldo Aguiar

Há muitas controvérsias sobre historia de Lampião, contadas em livros e nas telas do cinema no mundo inteiro. Os relatos apresentam informações que não condizem com os de testemunhas e vitimas das atrocidades cometidas por lampião e seu bando. 

Em 1933 um grupo do bando de lampião passou por Serrolândia. Na época muitas pessoas dormiam no mato com medo da visita surpresa e indesejável dos dissidentes de lampião, comandado por Azulão. Tiveram a noticia que muito próximo daqui ele cometeram um homicídio e foi no município de Serrolândia que o bando assaltou, seqüestrou e morreram. 

A lagoa no Limo, próximo ao povoado de Maracujá, distante 18 km da sede do município de Serrolândia foi palco do combate do bando de Azulão com a Força Volante em 14 de outubro de 1933. O soldado que matou Azulão, conta que após acertá-lo na coluna deixando o tetraplégico, degolou-o vivo. Outros cangaceiros como; Maria, Canjica e Zabelê foram mortos no confronto. 

Publicações oficiais dão conta que o grupo foi morto pela Coluna dos Sargentos José Fernandes Vieira e Jose Osório de Farias (Zé Rufino), mas poucos historiadores fazem menção ao município de Serrolândia, como cenário de uma historia marcada por medo e pelo fim do bando que aterrorizou. 

Assim como o rei do cangaço Virgulino Ferreira da Silva morreu de morte natural em 1993, o Brasil precisa reconhecer que um grupo do bando de lampião foi mortos aqui, no município de Serrolândia. A historia do cangaço precisa ser recontada. Por Ademilson Araujo / http://agmarrios.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário