> TABOCAS NOTICIAS : 13 DE JUNHO

quinta-feira, 13 de junho de 2013

13 DE JUNHO

DIA DO TURISMO - 13 DE JUNHO 
O turismo é o lazer que engloba uma gama de atividades gratificantes, desenvolvidas fora do (trabalho), das obrigações sociais, religiosas e familiares. O lazer é um direito tão legítimo quanto o direito à educação, a saúde, a segurança, ao transporte etc. 
Turismo é uma atividade do setor de serviços ou terceiro setor. É o complexo de atividade e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamento, alimentação, produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento.
TurismoÉ também o conjunto de serviços que têm por objetivo o planejamento, a promoção e a execução de viagens e serviços de recepção, hospedagem e atendimento aos indivíduos e aos grupos temporariamente fora de suas residências habituais. Turismo é a viagem feita por prazer a locais que despertam interesse, o conjunto dos serviços necessários ao atendimento às pessoas que fazem esse tipo de viagem. Assim, gera múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.
Uma das atividades mais lucrativas, o turismo tem grandes possibilidades de expansão no Brasil. Com uma enorme extensão territorial, com lindas praias e paraísos tropicais dos mais variados, o Brasil tem todo o potencial necessário para trazer turistas de todo o mundo e também do próprio país.
Ainda há locais turísticos pouco explorados, por falta de mão-de-obra preparada e outros que, pelo excesso de exploração sem a devida orientação, tem sido desgastados e podem, dentro de alguns anos, tornarem-se impróprios ao turismo.
É extremamente importante incentivar o turismo no país, entretanto eles devem ser orientados a desfrutar de tudo o que o local oferece sem, no entanto, destruir.

Como é o turista brasileiro
As altas cotações do dólar nos últimos anos e uma profissionalização dos serviços de turismo no país foram fatores essenciais para o turista brasileiro optar cada vez mais por viagens domésticas.
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Universidade de São Paulo (Fipe/USP), no ano passado, comprovou que o brasileiro está concentrando seus gastos com turismo em viagens nacionais, viajando menos de ônibus e mais de avião e trocando a casa de parentes e amigos por hospedagem em hotéis.
Uma pesquisa denominada "Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil", compara as pesquisas realizadas em 1998 e 2001. As intenções de viajar para o exterior caiu de 2,5% em 1998, para 2,2% no ano passado.
O coordenador da pesquisa explica que a valorização da moeda norte-americana e os atentados terroristas nos Estados Unidos fizeram muitas pessoas mudarem seus planos de viajar para o exterior.
Origens: (adaptado) UFGNet/unisc.br

DIA DE SANTO ANTÔNIO - 13 DE JUNHO
Fernando de Bulhões - nome de batismo de Santo Antônio (Lisboa-Portugal,15/08/1195 -Santo Antônio de Pádua, 13/07/1231). Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de pregar aos sarracenos no Marrocos, tendo os mártires como exemplo. 
Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio São Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. 

Os Sermões de Santo Antônio
Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade. 

Santo Antônio
Muitos escritos são atribuídos a Santo Antônio, na sua maioria apócrifos. Segundo os estudiosos, os Sermões Dominicais e Festivos são a única obra autêntica escrita pelo punho de Frei António, com a marca da sua personalidade e espiritualidade.
São 53 sermões dominicais, escritos em Pádua, no decurso do triénio pastoral como provincial para o Norte da Itália (Romanha) (1227 – 1230). A estes somam-se mais 4 para as festividades marianas.
Os Sermões são mais precisamente um manual de pregação do que propriamente sermões ou homilias escritas. Existe um Sermão para cada domingo ou festividade, cujo desenvolvimento é feito com base no texto do evangelho da liturgia a que se refere, sendo o texto normalmente explicado segundo os quatro sentidos da interpretação escolástica: o sentido literal, o anagógico (em relação à vida eterna), o alegórico e o moral.

Problemas de saúde
Com a saúde sempre debilitada, recolheu-se no convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. 
Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. 
Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. 
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada. 

Santo Casamenteiro
Santo António é vulgarmente considerado como um santo casamenteiro, pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.
É particularmente venerado na Cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal. Contudo, as festas em honra de Santo António começam logo no dia 12 com a realização dos Casamentos de Santo António, evento inserido nas Festas da Cidade. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-santo-antonio-13-de-junho-datas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário